Moda

Cabanagem continua influenciando comportamentos no Pará

Petrvs Figueira criou uma coleção de roupas intitulada “Neocabano”

O movimento da Cabanagem continua vivo na vida e memórias dos paraenses, mesmo depois de 185 anos de ocorrido. Já foi tema de livro, pesquisa acadêmica, fotografia, cinema, teatro, arquitetura e outras manifestações artísticas. Agora adentro o mundo da moda. 

O artista Petrvs Figueira criou uma coleção de moda autoral intitulada “Neocabano”, que foi apresentada no dia 15 de fevereiro na Galeria Benedito Nunes – andar subsolo do prédio sede do Centur, e no Núcleo de Conexões Ná Figueiredo. O desfile é resultado do projeto contemplado pelo Prêmio de Produção e Difusão Artística 2019.

Petrvs, (assim mesmo com v no lugar do u), disse que a coleção “Neocabano”, foi inspirada na revolução da Cabanagem em versão contemporânea.

“Neocabano" não é sobre roupas, mas sobre a importância dos indivíduos anônimos na história, ressaltando a força da coletividade e a importância da mulher como agente de transformação social”, considera.

Petrvs conta que o projeto foi desenvolvido com o recurso do Prêmio e envolveu mais de 40 pessoas, entre produtores, assistentes e modelos.

“Todos selecionados com o critério de fortalecer minorias políticas, como negros, LBGTQI e, especialmente, as mulheres (cis e trans)”, reforça.

O conceito está em sintonia com o movimento ocorrido em 1835, cujos rebeldes eram índios tapuios, cabanos e negros, em sua maioria.

A Cabanagem (também conhecida como Guerra dos Cabanos) foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará.

Petrvs conta como surgiu o projeto “Neocabano”. “Na verdade, o tema surgiu há 2 anos quando pensei em falar sobre o futuro. Mas buscava algo baseado na realidade (e sem tecnologias fantasiosas). Montei uma linha do tempo em que abordo os fatos históricos, passando pelo cenário caótico do Brasil de hoje, e o desfile representou um hipotético resgate da memória cabana como motivação para uma nova revolução”, relata.

Vale lembra que o que temos de mais presente sobre o movimento Cabano, é o Memorial da Cabanagem, monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da cidade de Belém, recentemente reinaugurado pelo governo do Estado e que continua com intervenções do poder público.

Conheça mais do projeto no Instagram @PetrvsFigueira

Tags

Comportamento Estilo Moda

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder