Moda
O movimento da Cabanagem continua vivo na vida e memórias dos paraenses, mesmo depois de 185 anos de ocorrido. Já foi tema de livro, pesquisa acadêmica, fotografia, cinema, teatro, arquitetura e outras manifestações artísticas. Agora adentro o mundo da moda.
O artista Petrvs Figueira criou uma coleção de moda autoral intitulada “Neocabano”, que foi apresentada no dia 15 de fevereiro na Galeria Benedito Nunes – andar subsolo do prédio sede do Centur, e no Núcleo de Conexões Ná Figueiredo. O desfile é resultado do projeto contemplado pelo Prêmio de Produção e Difusão Artística 2019.
Petrvs, (assim mesmo com v no lugar do u), disse que a coleção “Neocabano”, foi inspirada na revolução da Cabanagem em versão contemporânea.
“Neocabano" não é sobre roupas, mas sobre a importância dos indivíduos anônimos na história, ressaltando a força da coletividade e a importância da mulher como agente de transformação social”, considera.
Petrvs conta que o projeto foi desenvolvido com o recurso do Prêmio e envolveu mais de 40 pessoas, entre produtores, assistentes e modelos.
“Todos selecionados com o critério de fortalecer minorias políticas, como negros, LBGTQI e, especialmente, as mulheres (cis e trans)”, reforça.
O conceito está em sintonia com o movimento ocorrido em 1835, cujos rebeldes eram índios tapuios, cabanos e negros, em sua maioria.
A Cabanagem (também conhecida como Guerra dos Cabanos) foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império do Brasil de 1835 a 1840, influenciada pela revolução Francesa, na antiga Província do Grão-Pará.
Petrvs conta como surgiu o projeto “Neocabano”. “Na verdade, o tema surgiu há 2 anos quando pensei em falar sobre o futuro. Mas buscava algo baseado na realidade (e sem tecnologias fantasiosas). Montei uma linha do tempo em que abordo os fatos históricos, passando pelo cenário caótico do Brasil de hoje, e o desfile representou um hipotético resgate da memória cabana como motivação para uma nova revolução”, relata.
Vale lembra que o que temos de mais presente sobre o movimento Cabano, é o Memorial da Cabanagem, monumento projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, na entrada da cidade de Belém, recentemente reinaugurado pelo governo do Estado e que continua com intervenções do poder público.
Conheça mais do projeto no Instagram @PetrvsFigueira
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.