Prefeitura entrega moradias às famílias remanejadas em função da obra do Promaben

A prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), realizou na manhã desta quinta-feira, 16, no auditório do gabinete municipal, a primeira entrega das chaves do Conjunto Habitacional Comandante Cabano Antônio Vinagre, localizado na avenida Almirante Barroso.

No total, o empreendimento irá beneficiar 21 famílias que foram remanejadas em função das obras que estão sendo executadas na Bacia da Estrada Nova e indicadas pela Prefeitura para morar em um local próprio e seguro. 

Na ocasião, a coordenadora geral do Promaben, Luciana Vasconcelos, entregou as chaves para sete representantes das famílias selecionadas que, a partir de agora, possuem sua própria moradia. “Essas famílias estavam recebendo auxílio aluguel por vários anos, precisávamos reassentá-las e, este dia chegou. Existe um critério pra isso,  como: famílias com menor renda por pessoa, mulher chefe de família, maiores de 60 anos, famílias com pessoas com deficiência e risco de desabamento do imóvel”, disse. “Este ano conseguimos contratar uma empresa  para reformar as unidades que estavam no Cabano. Reformamos sete unidades, e hoje estamos entregando”, explicou a coordenadora, que acrescentou que a Prefeitura será responsável pelo transporte da mudança.

Há nove anos a chefe de família, Maria Oneide da Silva, 57, morava de aluguel. Ela foi uma das famílias que teve a casa afetada pelas obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). “Estou muito feliz, foram anos esperando por este momento, e hoje chegou o dia. Só tenho a agradecer a Deus pela minha casa. Eu, minha filha e minhas netas, moramos em casa alugada. Só de saber que vou dormir sossegada sem pensar em pagar aluguel, me sinto realizada”, declarou a dona de casa.

O prefeito Zenaldo Coutinho desejou que este seja um novo momento para os contemplados. "Que sejam dias de muita alegrias e bênçãos neste novo lar", reforçou.

“Neste momento está sendo feita a entrega de algumas unidades. Nossa expectativa é que em até 60 dias a gente faça a titulação e o registro em cartório para que eles recebam o que chamamos de registro do imóvel. Só pode regularizar quem tem a posse do imóvel. Fazemos o cadastro social, coleta de documentos, identificação de cada um deles, para expedir o título e levar o registro no cartório”, pontuou o presidente da Codem, Danilo Soares.

As unidades reformadas contam com 42 m² de área construída, dividido em dois quartos, com piso em cimento cru e paredes em pinturas acrílicas, sala, cozinha, área de serviço e banheiro.

Tags

codem promaben

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder