Coronavírus no Pará

Cooperação de comunidades aumenta durante a pandemia

Comunitárias de Vila do Conde fabricam máscaras caseiras

A costureira Maria Joana Martins, de 53 anos, foi uma das dez selecionadas para o projeto de geração de renda iniciado pela Imerys como uma das ações de resposta à pandemia da Covid-19. “Eu me interessei em participar do projeto para ajudar na prevenção das pessoas. Sabemos que o consumo de máscaras tem sido muito grande. Fico feliz em fazer parte, doar meu tempo e meu trabalho para ajudar meu próximo”, conta a moradora do bairro de Vila do Conde.

O projeto é uma iniciativa da Imerys, mineradora que atua com caulim em Barcarena, com o objetivo de incrementar a renda das participantes, além de contribuir para a prevenção do coronavírus. “As inscritas nos enviaram vídeos do passo a passo de como elas fabricavam as máscaras, e assim selecionamos as que fazem parte do projeto. Depois da seleção, entregamos os kits para a confecção, que incluem o material para a fabricação das máscaras, apostilas, vídeos, além do acompanhamento de uma professora. As máscaras estão sendo confeccionadas seguindo todos os padrões de orientação do Ministério da Saúde, incluindo as de distanciamento. Cada costureira realiza a fabricação em sua própria casa”, explicou Flávia Souza, analista de Relações com a Comunidade da Imerys.

Mais adiante, cursos de Atendimento ao Cliente, Compra e Venda, Controle Financeiro, entre outros, serão ofertados às costureiras para fortalecer a cultura da geração de renda e profissionalizá-las. Para Maria do Socorro, também participante do projeto, o importante é mostrar seu trabalho: “Eu dou meu tempo, esforço, trabalho, ajudo as pessoas e sei que isso terá retorno para mim. Se a gente faz o bem, recebemos o mesmo.”

Comunicação interna

A Imerys também está atuando desde o início de março para combater a disseminação do coronavírus. A empresa tem adotado políticas e medidas para alertar e prevenir os colaboradores em todas as unidades do Grupo Imerys no mundo. Além da comunicação visual, reforçando medidas de higiene e prevenção, foram disponibilizados frascos de álcool gel e máscaras para os funcionários e a maior higienização de todos os ambientes da empresa. Também foi reduzida a quantidade de pessoas circulando nas operações. A empresa opera de forma alinhada com as recomendações da Organização OMS, além do Ministério da Saúde de cada país em que Imerys atua.

“Todos os trabalhadores em função administrativa estão trabalhando em regime home office e aqueles que viajaram para áreas que possuem alto número de infectados pela Covid-19, são orientados a ficar em casa em quarentena e pessoas com mais de 60 anos, do grupo de risco e que apresentam sintomas de gripe estão em afastamento”, explica Juliana Carvalho, gerente de Comunicação & Relações com a Comunidade da Imerys. Trabalhadores da extração e beneficiamento seguem rígidos protocolos de prevenção.

Texto: Iaci Gomes - TEMPLE

Tags

Barcarena Coronavírus Imerys

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder