Alepa em Foco
O deputado estadual Lu Ogawa (PP) teve sancionada pelo governador Helder Barbalho a Lei nº 10.704, de 18 de setembro de 2024, que declara o Mirante de São Benedito, em Bragança, como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará.
O mirante, conhecido por sua importância histórica e sua relação com a marujada, é um símbolo do turismo local e da tradição cultural paraense.
Em 2019, a imagem de São Benedito que faz parte do Mirante desabou, na época, a prefeitura de Bragança informou que as fortes chuvas deterioraram a estrutura da imagem e ocasionaram o acidente.
Lu Ogawa, autor da lei, é atualmente presidente da Comissão de Turismo e Esportes da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA) e também lidera a Frente Parlamentar de Acompanhamento e Fortalecimento das Ações da COP-30.
A presidente da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo no Pará (Febtur Pará), a jornalista Christina Hayne, afirmou que a Lei Nº10.704 "Reforça a importância da história de Bragança e favorece ainda mais ao movimento turístico em especial no contexto da história e do turismo no município. A Febtur Pará aplaudiu a iniciativa do presidente a Comissão de Turismo da Alepa, deputado Lu Ogawa, em tornar patrimônio cultural de natureza imaterial o Mirante de São Benedito".
Com foco no desenvolvimento do turismo e a preservação do patrimônio cultural no estado, o deputado Lu Ogawa busca, por meio de sua atuação parlamentar, fortalecer a identidade cultural e promover o potencial turístico do Pará.
Com informações do site TN Brasil TV