Reabilitação

Fisioterapia respiratória é aliada no tratamento de pacientes com infecções respiratórias e Covid-19

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, é um dos 11 hospitais da rede de assistência do governo do estado, referência para atendimento de pacientes com Coronavírus (Covid-19), em casos graves, que são atendidos por uma equipe multiprofissional com várias especialidades, entre elas, a Fisioterapia que é um serviço complementar e essencial dentro da assistência global ao usuário.

A atividade tem importante papel no atendimento para  estabilização e tratamento dos pacientes com problemas cardiopulmonares, causados por diversas patologias, entre elas, as infecções respiratórias como a Covid-19.

São diversos os benefícios da assistência do fisioterapeuta respiratório que atua como uma espécie de educador da respiração, por meio de exercícios funcionais e técnicas específicas, que contribuem decisivamente para maior expansão pulmonar, liberação de secreções do pulmão e das vias aéreas, desobstrução e limpeza adequada de vias aéreas, além de reduzir o tempo de internação  hospitalar.

De acordo com o coordenador do serviço de Fisioterapia do Regional do Leste, Wilson Brayner,  no caso de pacientes com Covid-19, que apresentam fadiga respiratória devido a dificuldade de expansão dos pulmões, a fisioterapia tem importante papel na gerência da ventilação mecânica quando há necessidade de  intubação de paciente, visando a proteção dos pulmões para sua expansão, por meio de estratégias no uso do ventilador mecânico, em conjunto com equipe médica.

Wilson Brayner, coordenador do serviço de Fisioterapia do Regional do Leste

“Aqueles pacientes sem fadiga da musculatura acessória, trabalhamos exercícios respiratórios para fortalecimento e expansão pulmonar para prevenir a intubação”, explicou.

Mais sobre o HRPL - O Hospital Regional Público do Leste, localizado em Paragominas, é um órgão do Governo do Estado do Pará que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes, de 23 municípios do nordeste paraense. Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24h.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Tags

Coronavírus Fisioterapia HRPLP Saúde

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder