Pesquisa
(Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
Um estudo desenvolvido pela UNAMA – Universidade da Amazônia traçou um perfil epidemiológico de intoxicação na região metropolitana de Belém. O levantamento apontou que a região Norte tem os maiores índices do país nesse quesito. A maioria dos casos ocorre entre as mulheres, representando cerca de 54% da população analisada. Os dados são referentes aos anos de 2015 e 2017.
A coordenadora da pesquisa e professora do curso de Farmácia da UNAMA, Diandra Araújo, fala que os medicamentos podem trazer riscos, principalmente se não tiver orientação correta. “O levantamento diz sobre a intoxicação exógena, ou seja, quando a pessoa ingere alguma substância, levando à morte ou internação do paciente. Nessa pesquisa, conseguimos verificar que os medicamentos eram a principal causa, mais até do que praguicidas”, afirmou.
A grande procura por medicamentos em farmácias pode ser um risco ainda maior, segundo a professora. “O acesso à internet traz muitas informações em relação aos tratamentos do vírus que nem sempre são verdadeiras. Existem casos de pessoas tomando medicamento sem orientação, remédios para verme, antibióticos para tratamento de viroses, corticoide e além de uso de plantas medicinais. Tudo isso na tentativa de se proteger e combater o covid-19. Temos que ter cautela nesse momento”, alerta.
Os dados acerca das intoxicações exógenas foram coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), uma plataforma disponibilizada pelo Ministério da Saúde para a notificação de agravos em saúde e doenças de notificação compulsória (obrigatória). Foram coletados dados do total de indivíduos analisados referente às datas do estudo, ao gênero, à faixa etária, ao agente tóxico, à circunstância e ao diagnóstico clínico.
Tags
Saúde Farmácia UNAMA
Relacionadas
-
Abaetetuba
Experiências práticas fortalecem a formação médica na Amazônia
Enquanto muitos estudantes de Medicina passam a maior parte da graduação em hospitais e unidades de saúde, a acadêmica Mayara Vilhena Maués, do quinto período de Medicina da Afya Abaetetuba, teve a op... -
Mudanças
Nova atualização da NR-1 reforça atenção das empresas à saúde mental e gestão de riscos no ambiente de trabalho
Entrou em vigor nesta semana a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho em todo o país. A nova regulamentação traz mudanç... -
Saúde
Belém terá atendimento gratuito de exames de ultrassom para a população local
A população de Belém terá acesso gratuito a exames de ultrassom de região cervical e partes moles por meio de uma ação promovida pela Afya Educação Médica Belém. Ao todo, serão disponibilizadas 600 va... -
Alerta
Sentir dor não é normal: o risco de silenciar sinais do próprio corpo
Em um mundo cada vez mais acelerado, em que a rotina exige produtividade constante, a dor costuma ser tratada como um incômodo passageiro, algo a ser silenciado com um analgésico e ignorado. Mas esse... -
Visita técnicaZenaldo vistoria obras de saúde acompanhado de vereadores do município
-
SaúdeUPAs da Sacramenta e de Icoaraci recebem novas ambulâncias
-
QualificaçãoUniversidade da Amazônia oferta curso de Libras gratuito em Ananindeua