MERENDA ESCOLAR

Mais de 30 mil alunos da rede municipal já receberam kits merenda do terceiro lote

A Prefeitura de Belém já está na segunda semana da distribuição do terceiro lote de kits da merenda escolar, que estão sendo destinados aos mais de 70 mil alunos matriculados nas escolas do município. A ação segue até o dia 19 deste mês e já beneficiou 97 escolas e um total de 37.670 mil alunos.

Nesta terça-feira, 12, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), entregou kits de merenda escolar a cerca de 7 mil famílias de alunos da rede municipal de ensino no bairro do Tapanã. Durante a entrega, os pais também recebem kits pedagógicos para auxiliar nos estudos em casa.

Kit pedagógico – Os kits são materiais impressos, desenvolvidos pelo Núcleo de Informática Educativa (Nied) e pelo Centro de Formação de Professores (CFP), vinculados à Semec. Além do suporte aos professores, o Nied e o CFP também acompanha o desenvolvimento dessas atividades remotas desde o início do distanciamento social.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Canto do Uirapuru, bairro da Maracangalha, a diretora Rosana dos Reis comemorou a ação. “Para mim, é uma felicidade esse momento da entrega dos kits merenda para as famílias, porque conheço a realidade desta comunidade. Eles precisam muito e já aguardam esse momento para poder ter uma alimentação para as crianças em casa”, disse. Na escola são atendidas 247 crianças e, durante a entrega, parte da equipe pedagógica deu apoio. “Tenho uma equipe muito solidária, que está sempre envolvida na entrega”.

Kleber Ferreira Barroso, afirmou que a merenda escolar ajuda a equilibrar os gastos em casa. “É muito bem-vindo (o kit) tanto para quem não tem condições, quanto para quem tem, porque ajuda a aliviar os gastos que aumentaram mesmo ficando dentro de casa”, avaliou o eletricista que é pai das gêmeas Anjoline e Leilane Barroso, de quatro anos, estudante do maternal II. “Antes eu trabalhava o dia todo e só a noite via as meninas. Agora posso ficar mais tempo com elas, brincando e fazendo as atividades da escola”, completou.

A manicure Francisca Cavalcante, tia de uma das alunas da EMEI Canto do Uirapuru, reconhece a importância do kit de merenda escolar. “Vim buscar o kit porque a mãe da Hellen (sobrinha) está com o pé quebrado, o pai estava doente e ainda está se recuperando. Eu não estou trabalhando, então o kit ajuda muito. Graças a Deus temos esse auxílio”.

Para a cabelereira Francilene Rodrigues o auxílio entregue pela prefeitura ajuda bastante. “Não estou podendo trabalhar e a cesta é de grande ajuda em casa”, disse ela que é mães da Ana Rita, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Satélite, localizada no Coqueiro. A unidade atende 140 crianças do Jardim I ao 2º do ensino fundamental.

Cuidados - Para evitar aglomerações, cada escola organizou a distribuição obedecendo o distanciamento de um metro por pessoa. Além disso, os kits de merenda são higienizados e todos os envolvidos na distribuição fazem o uso de máscaras, luvas e álcool em gel.

Benefício - Os kits estão sendo distribuídos desde a suspensão das aulas, determinada pelo Decreto Municipal nº 95.955, como ação de enfrentamento à disseminação da Covid-19. Durante a entrega dos kits nas escolas a Guarda Municipal de Belém dá apoio para garantir a segurança dos pais.

Confira a lista das escolas que receberão os kits nesta quarta-feira, 13:

Bairros Marambaia, Cabanagem, Coqueiro, Curió-Utinga e Marco

- EM Silvio Leandro

- UP Cristo Redentor -  anexo EM Silvio Leandro

- EMEI Alana de Souza Barboza

- UP Alana de Souza Barboza

- EM República de Portugal

- Centro Comunitário Santa Rita de Cássia -  anexo da EM Palmira Lins de Carvalho

- EM Palmira Lins de Carvalho

- Ensino Infantil Paulo Guilherme Tomaz Antiga Carmelândia   

- Associação Comunitária de Apoio a Cabanagem

- Projeto Anjo da Guarda

- EM Alzira Pernambuco

- EM Ruy da Silveira Brito

- Centro Comunitário Lions Clube de Belém - anexo da EM Ruy da Silveira Brito

- EM Paulo Almeida Brasil

- Escola Professor Lourenço Filho - Fundação Pestalozzi

- Serviço de Atendimento Básico em Reabilitação - Saber

- UEI 1º de Dezembro

- UEI Jesus, Maria e José   

- UEI Wilson Baia de Souza

- UEI Rosemary Jorge

- UEI Marambaia
 

Tags

Coronavírus fmae MERENDA ESCOLAR semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder