MERENDA ESCOLAR

Prefeitura entrega kits merenda escolar para alunos da etnia Warao

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), entregou nesta quarta-feira, 13, um total de 62 kits de merenda escolar para os alunos atendidos pelo programa Pedagogia de Emergência aos Imigrantes, refugiados da Venezuela, da etnia Warao. A entrega foi realizada no novo espaço de acolhimento institucional, localizado na rodovia do Tapanã. 

O espaço faz parte do Plano Municipal de Atendimento ao Migrante e Refugiado do município, vinculado à Fundação Papa João XXIII (Funpapa).

A coordenadora da educação indígena, Mirriam Aida Soares, explica que as crianças já estão matriculadas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruy da Silveira Brito, e explica como será o trabalho educacional. "Hoje estamos retomando o atendimento educacional que era feito nos antigos abrigos, e que, neste momento de pandemia, será de 15 em 15 dias, em grupo de 10 crianças”, disse a coordenadora que destacou ainda, que a entrega do kit merenda é a forma que a prefeitura encontrou para suprir a necessidade alimentar das crianças.

Neste primeiro encontro as equipes trataram sobre a prevenção contra o novo Coronavírus, demonstrando a forma adequada de higienizar as mãos, além disso, farão o trabalho de musicalização, já que é uma característica forte do grupo. 

Famílias - O cacique José Gregorio Teobaldo Zapata é pai de uma das alunas matriculadas na rede municipal e relata que o kit merenda escolar chegou na hora certa. "Estamos há uma semana aqui, e muita criança precisa desse alimento. É muito bom recebe esta alimentação. Minha família está muito contente com este espaço, minha filha está estudando e esperamos conseguir trabalho no Brasil".

A venezuelana Maria Lidia Perez, que na sua terra natal era professora dos anos iniciais, disse que o abrigo é bem estruturado com todos os atendimentos que necessitam desde saúde, educação e alimentação. "Estamos construindo este passo a diante com a educação e cultura de nossas crianças. E estou ajudando aqui como monitora. Estamos agradecidos pela alimentação".

Funpapa - No novo espaço de acolhimento será garantido o acompanhamento diário das famílias com assistentes sociais, psicólogos, antropólogos, monitores e equipe de copa e cozinha. Além desses profissionais, serão disponibilizados dez profissionais da educação para desenvolver atividades pedagógicas com as crianças, e avaliação de saúde com os profissionais do Consultório na Rua.

"Estamos há uma semana neste novo espaço atendendo 65 famílias e a partir dessa estrutura de pessoal, é possível garantir um acompanhamento melhor tanto das condições de saúde, educação, acesso à garantia de direitos, questão de documentação, e um atendimento social qualificado com outros elementos que não tinham anteriormente. Temos a parceria da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e das Aldeias Infantis que já estão com atividades com os indígenas", disse Isabeli Castro, coordenadora do espaço de acolhimento da Funpapa.

Parceiros - A Prefeitura de Belém está implementando este protejo em parceria Governo Federal e diversas instituições entre elas Federal, Estadual, Municipal e Agências Internacionais  como a Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Secretaria Municipal de Educação (Semec).

Kits de merenda escolar

A distribuição dos kits seguirá até o dia 19 de maio, e pretende alcançar os mais de 74 mil alunos das 203 escolas da rede municipal de ensino.

Confira a lista das escolas que receberão os kits nesta quinta-feira, 14, no bairro Cabanagem, Castanheira, Águas Lindas e Aurá:

- EM João Carlos Batista

- Associação Comunitária Nova Esperança -  anexo da EM João Carlos Batista

- EM Therezinha Souza

- EM Olga Benário

- EM Parque Bolonha

- EM Santana do Aurá

- Associação de Moradores do Conjunto Verdejante IV - Anexo da EM Olga Benário

- UP Bolonha - anexo da EM Parque Bolonha  

- Grupo Espírita Jardim das Oliveiras -  anexo da EM Therezinha Souza Integral

- UEI Verdejante

- UEI Aura

- EMEI Jardim Nova Vida

Ilha do Combu:

- UP Santo Antônio - anexo da EM do Campo Sebastião Quaresma

- EM Educação de Campo Sebastião dos Santos Quaresma

- EMEIF Milton Montes

- UP N. Sª. dos Navegantes Varzea - anexo da EMEIF Milton Montes

- UP Nazaré - anexo da EMEIF Milton Montes
 

 

Tags

Coronavírus funpapa MERENDA ESCOLAR semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder