MERENDA ESCOLAR
Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), entregou nesta quarta-feira, 13, um total de 62 kits de merenda escolar para os alunos atendidos pelo programa Pedagogia de Emergência aos Imigrantes, refugiados da Venezuela, da etnia Warao. A entrega foi realizada no novo espaço de acolhimento institucional, localizado na rodovia do Tapanã.
O espaço faz parte do Plano Municipal de Atendimento ao Migrante e Refugiado do município, vinculado à Fundação Papa João XXIII (Funpapa).
A coordenadora da educação indígena, Mirriam Aida Soares, explica que as crianças já estão matriculadas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruy da Silveira Brito, e explica como será o trabalho educacional. "Hoje estamos retomando o atendimento educacional que era feito nos antigos abrigos, e que, neste momento de pandemia, será de 15 em 15 dias, em grupo de 10 crianças”, disse a coordenadora que destacou ainda, que a entrega do kit merenda é a forma que a prefeitura encontrou para suprir a necessidade alimentar das crianças.
Neste primeiro encontro as equipes trataram sobre a prevenção contra o novo Coronavírus, demonstrando a forma adequada de higienizar as mãos, além disso, farão o trabalho de musicalização, já que é uma característica forte do grupo.
Famílias - O cacique José Gregorio Teobaldo Zapata é pai de uma das alunas matriculadas na rede municipal e relata que o kit merenda escolar chegou na hora certa. "Estamos há uma semana aqui, e muita criança precisa desse alimento. É muito bom recebe esta alimentação. Minha família está muito contente com este espaço, minha filha está estudando e esperamos conseguir trabalho no Brasil".
A venezuelana Maria Lidia Perez, que na sua terra natal era professora dos anos iniciais, disse que o abrigo é bem estruturado com todos os atendimentos que necessitam desde saúde, educação e alimentação. "Estamos construindo este passo a diante com a educação e cultura de nossas crianças. E estou ajudando aqui como monitora. Estamos agradecidos pela alimentação".
Funpapa - No novo espaço de acolhimento será garantido o acompanhamento diário das famílias com assistentes sociais, psicólogos, antropólogos, monitores e equipe de copa e cozinha. Além desses profissionais, serão disponibilizados dez profissionais da educação para desenvolver atividades pedagógicas com as crianças, e avaliação de saúde com os profissionais do Consultório na Rua.
"Estamos há uma semana neste novo espaço atendendo 65 famílias e a partir dessa estrutura de pessoal, é possível garantir um acompanhamento melhor tanto das condições de saúde, educação, acesso à garantia de direitos, questão de documentação, e um atendimento social qualificado com outros elementos que não tinham anteriormente. Temos a parceria da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e das Aldeias Infantis que já estão com atividades com os indígenas", disse Isabeli Castro, coordenadora do espaço de acolhimento da Funpapa.
Parceiros - A Prefeitura de Belém está implementando este protejo em parceria Governo Federal e diversas instituições entre elas Federal, Estadual, Municipal e Agências Internacionais como a Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Kits de merenda escolar
A distribuição dos kits seguirá até o dia 19 de maio, e pretende alcançar os mais de 74 mil alunos das 203 escolas da rede municipal de ensino.
Confira a lista das escolas que receberão os kits nesta quinta-feira, 14, no bairro Cabanagem, Castanheira, Águas Lindas e Aurá:
- EM João Carlos Batista
- Associação Comunitária Nova Esperança - anexo da EM João Carlos Batista
- EM Therezinha Souza
- EM Olga Benário
- EM Parque Bolonha
- EM Santana do Aurá
- Associação de Moradores do Conjunto Verdejante IV - Anexo da EM Olga Benário
- UP Bolonha - anexo da EM Parque Bolonha
- Grupo Espírita Jardim das Oliveiras - anexo da EM Therezinha Souza Integral
- UEI Verdejante
- UEI Aura
- EMEI Jardim Nova Vida
Ilha do Combu:
- UP Santo Antônio - anexo da EM do Campo Sebastião Quaresma
- EM Educação de Campo Sebastião dos Santos Quaresma
- EMEIF Milton Montes
- UP N. Sª. dos Navegantes Varzea - anexo da EMEIF Milton Montes
- UP Nazaré - anexo da EMEIF Milton Montes