ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Prefeitura de Belém conclui entrega do terceiro lote de kit merenda escolar

A Prefeitura de Belém, por meio Secretaria Municipal de Educação (Semec) e da Fundação Municipal de Assistência ao Estudante (Fmae), encerrou nesta terça-feira, 19, a distribuição de mais de 74 mil kits de merenda escolar para os alunos matriculados na rede municipal de ensino. A última entrega ocorreu nos bairros de São Brás e Guamá. 

A ação é decorrente da suspensão das aulas, determinada pelo Decreto Municipal 95.955, que combate a disseminação da Covid-19 na capital, e visa garantir a saúde e bem estar destes alunos neste período de pandemia.

"A distribuição dos kits merenda escolar foi um sucesso. Tivemos quase cem por cento dos kits entregues em todas as escolas. Faltaram alguns pais irem buscar. Os pais elogiavam e relatavam a necessidade e o quanto os kits foram importantes. Principalmente, para as pessoas do comércio informal que, com o lockdown, não puderam sair para trabalhar", disse Ana Célia Carvalho, diretora de Educação da Semec. 

A diretora lembrou ainda, que durante a entrega dos kits de merenda escolar, os pais receberam também os kits pedagógicos. "Esperamos que as nossas crianças estejam saudáveis dentro de casa, esperando o término da pandemia".

Logística - Durante este período cada escola organizou a entrega dos kits merenda escolar obedecendo as orientações da Semec, de manter um distanciamento de um metro por pessoa, seguindo a ordem de chamada, para não haver aglomeração. Além disso, os kits de merenda foram higienizados e todos os envolvidos na distribuição fizeram o uso de máscaras, luvas e álcool em gel. Os pais foram orientados a usar máscara. 

Famílias - A iniciativa da Prefeitura proporcionou uma ajuda à família da Rafaela Silva, mãe do David Rafael, cinco anos, que é estudante do Jardim II, da Unidade de Educação Infantil Santa Rosa, no Guamá. “Estou sem trabalho e está sendo muito difícil. Esse kit caiu do céu. Agradeço muito. Sou pai e mãe ao mesmo tempo. E não tenho dinheiro para comprar esses alimentos”, revelou ela que está desempregada.

No bairro de São Brás, na Escola Municipal Ensino Fundamental Benvinda de Franca Messias, que atende 476 crianças, a distribuição foi tranquila. "É uma iniciativa perfeita. Muitas pessoas que não têm condições de se manter, com o kit ajuda muito. Tudo foi muito organizado", disse o frentista Pedro Paula Barros, pai do Saulo Miguel Barros, estudante do 5º ano. Segundo ele, a rotina do filho, em casa, se divide com as atividades do kit pedagógico.

Balanço - A Prefeitura de Belém encerra a entrega do terceiro lote de kits merenda escolar, somando 223.755 kits entregues, que contemplaram 74.585 alunos, em cada lote. Neste último, a Semec distribuiu, na primeira semana, de 4 a 8 de maio, 31.407 kits em 77 escolas. Na segunda semana, de 11 a 15 de maio, um total de 29.683 kits em 89 escolas municipais. Nos dias 18 e 19 foram 13.136 kits em 37 escolas.
Durante a distribuição, a Guarda Municipal de Belém (GMB) fez a segurança das escolas.

Kit pedagógico – Os kits são materiais impressos, desenvolvidos pelo Núcleo de Informática Educativa (Nied) e pelo Centro de Formação de Professores (CFP), vinculados à Semec. As atividades são destinadas aos alunos dos Ciclos I e II, que corresponde do 1º ao 5º ano, para estudarem em casa junto com os pais. Além do suporte aos professores, o Nied e o CFP também acompanha o desenvolvimento dessas atividades remotas desde o início do distanciamento social.

Os pais também foram orientados para que os alunos dos Ciclos III e IV que corresponde do 6º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da 1ª a 4ª Totalidade, acessassem as atividades no blog: https://semecbelemnasuacasa.blogspot.com/ através de computador, tablet ou celular. As atividades disponíveis no blog são desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino Fundamental (NUENF), vinculado à Semec. 

Outra alternativa para os alunos manterem a rotina de aulas é com o programa "Educa Belém - Aprendendo em casa", que foi criado para os alunos terem mais uma fonte de conhecimento em casa. O programa é transmitido pelo canal 47, da Rede TV, e pretende atender, especialmente, os estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal que não tem acesso à internet.
 

Tags

Coronavírus fmae MERENDA ESCOLAR semec

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder