Saúde

Conquista da Radioterapia completa 6 meses na Unacon Tucuruí

O serviço de Radioterapia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia Dr. Vitor Moutinho (Unacon), em Tucuruí, completou 6 meses. As atividades começaram em novembro de 2019, e neste período foram realizadas 835 consultas e 83 pacientes realizaram tratamento com tipos diferentes de câncer, sendo os mais comuns os de: próstata, colo de útero, mama e cabeça e pescoço.

A radioncologista da Unacon Priscila Conceição, afirma que apesar das dificuldades enfrentadas para realizar esse tipo de tratamento, principalmente pela unidade ficar no interior do estado, os resultados tem sido excelentes. “Gracas ao esforço de muita gente, nós conseguimos trazer os atendimentos e os tratamentos de Radioterapia pra população, não só de Tucuruí, mas para toda região de abrangência. A gente sabe o quanto é difícil conseguir mão de obra especializada aqui pra região, mas nós conseguimos disponibilizar treinamento, desenhar um fluxograma com uma rotina em que toda equipe assistencial consiga garantir um bom atendimento pra esses usuários e temos  conseguido tratar muita gente, com a mesma qualidade dos tratamentos realizados em grandes centros”, garante  a médica.

Dra. Priscila Conceição, radioncologista da Unacon.

O esforço da população e autoridades da região, do governo do estado e da direção da Unacon, para a conquistar o serviço de Radioterapia, foi muito grande. Antes,  o tratamento era viabilizado somente em outros centros, mas hoje o tratamento  beneficia pacientes de toda a região sudeste do Pará e com resultados bem positivos em relação a alguns pacientes que já estão fazendo acompanhamento  na unidade.

A médica complementa que já existe uma adesão muito boa dos pacientes que iniciam o tratamento e além de estarem saindo satisfeitos. “Percebemos  os  resultados, já trazendo os exames de acompanhamento com excelente resposta ao tratamento, deixando  toda equipe animada”. Mesmo sendo uma cidade do interior, a unidade está conseguindo uma boa qualidade para os pacientes que estão muito próximos de alcançarem o objetivo de vencer a doença.

A dra. Priscila enfatiza que o desafio no momento é manter o atendimento normal em função da pandemia do coronavírus. “Todos fomos pegos de surpresa em relação ao Covid-19. Diante da situação e do cenário de pandemia que nós estamos vivendo tivemos que adotar medidas de segurança mais rígidas, medidas de proteção mais rígidas, não só pra equipe que trata, mas pra todos os usuários da unidade”, disse ela, ao sinalizar as dificuldades de deslocamento entre os municípios do estado. Para contornar essa situação, a unidade faz a convocação dos pacientes e traça estratégia de emitir  laudo, informando a data da consulta, para que eles apresentarem nas  barreiras sanitárias que os municípios estão colocando e, assim, possam viajar e dar continuidade ao tratamento.

E com tudo isso, a equipe tem a certeza que os pacientes estão felizes de poder fazer o tratamento mais perto de casa e poder buscar a cura para a doença, que é o sonho de todos, que precisam do serviço da Unacon. A usuária Albertina Abreu Silva, de 59 anos, mora no município de Jacundá e quase um ano trata um câncer de esôfago na unidade.

Ela já passou por sessões de quimioterapia e agora está fazendo a Radioterapia, faltando  seis sessões para completar as 28 que precisa fazer. " Quando eu cheguei aqui na Unacon fui muito bem recebida e tratada com muita qualidade por toda essa equipe, sem pagar nada por isso. Foi um longo caminho, mas já estou perto de encerrar mais um ciclo do tratamento e em breve vou poder voltar pra casa. Só tenho mesmo a agradecer a todos pelo carinho e cuidado que tem com os pacientes que buscam aqui o tratamento. Vocês estão de parabéns", disse a usuária.

Atendimento - A Unacon é uma unidade do Governo do Estado que foi implantada, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com a finalidade de ampliar e assegurar  assistência integral a pacientes portadores de câncer nas regiões do Lago, Carajás e Araguaia, área que abrange 38 municípios e, aproximadamente, 1,8 milhão de habitantes, oferecendo aos pacientes da região a possibilidade de realizar o tratamento mais perto da família.

Serviço: A Unacon Tucuruí funciona em frente ao Hospital Regional, na Vila Permanente. Mais informações pelos telefones: (94) 3778.4928/4599.

Tags

Saúde Tucuruí UNACON

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder