Sustentabilidade

ONG lança informativo sobre monitoramento de manejo florestal comunitário

A publicação destaca a construção de um guia de monitoramento produzido a partir de visitas técnicas em áreas de manejo florestal comunitário da Resex Verde Para Sempre, no oeste do Pará

O monitoramento operacional do manejo florestal comunitário é o tema da 14ª edição do boletim técnico do Instituto Floresta Tropical. A publicação, disponível em versão digital no site do IFT, destaca a construção de um guia de monitoramento produzido a partir de visitas técnicas em áreas de manejo florestal madeireiro em quatro comunidades da Resex Verde Para Sempre, maior Reserva Extrativista do Brasil, localizada no oeste do Pará. O boletim está disponível para download aqui. 

O documento detalha o desempenho das atividades de exploração de impacto reduzido (EIR) realizados nas comunidades Arimum, Espirito Santo, Itapeua e Paraiso, a partir das experiencias de comunitários e colaboradores externos que executam diversas etapas do Manejo Florestal Comunitário nessas localidades. O boletim destaca também a importância da formação técnica e operacional no gerenciamento dos empreendimentos comunitários.

No informativo são relatados desde orientações sobre instalações físicas até procedimentos de segurança e saúde no trabalho. A publicação tem autoria de Lídia Lucena e Ranara Silva, engenheiras florestais selecionadas pelo programa de Residência Florestal e conta com a supervisão e co-autoria de Max Steinbrenner, João Adriano, Ana Carolina Vieira e Iran Pires, da equipe técnica do IFT. 

Todos os Boletins Técnicos editados pelo IFT apresentam resultados preliminares de pesquisas e testes realizados pelos colaboradores da instituição, além de observações de campo e notas de expedições que possam de alguma forma servir a sociedade. A publicação é destinada a estudantes, tomadores de decisão, jornalistas, profissionais florestais, instrutores de manejo florestal, acadêmicos ou práticos e demais atores com interesse em temas ligados ao manejo de recursos naturais, especialmente florestais, na Amazônia.
 

Tags

Amazônia Engenharia Florestal Manejo Florestal Meio Ambiente ONGS Porto de Moz Resex Verde Para Sempre

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder