Novo normal

Mineração se reinventa em tempos de pandemia

Simineral conta em publicação as transformações pelas quais a indústria passou

O Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) lançou nesta segunda-feira, 15, mais uma edição do Simineral ON – a plataforma de conteúdos digitais do Sindicato. A décima quinta edição da publicação mensal conta como o setor se reinventou em tempos de pandemia. Empresas de mineração contaram como foi o processo de adaptação dos funcionários e de suas operações. "Ainda estou em adaptação porque a rotina é bem diferente da que eu estava acostumada, porém não estou tendo dificuldade", conta Aline Ferreira, Supervisora de Manutenção da Alcoa, em Juruti, no oeste do Pará.

Para o Presidente do Conselho Temático de Mineração da Confederação Nacional da Indústria, Sandro Mabel – que concedeu uma entrevista ao Simineral ON – o setor se reinventou à medida que não parou, por ser atividade essencial. “Esse cenário atual tem ajudado a nos fortalecer. As ações estão sendo tomadas e nós estamos dialogando com as instituições de diferentes esferas”.

O Simineral ON também conta histórias de reinvenção em outros setores da sociedade, como no caso da empresária Anadélia Aguiar que tinha acabado de montar um espaço físico para sua empresa de RH, coaching e consultoria de carreiras, e teve que mudar tudo para o mundo digital. Marcel Souza, do Redes Fiepa, e Rubens Magno do Sebrae deram dicas à empresários sobre como se reinventar.

Para o Presidente do Simineral, José Fernando Gomes Junior, reinvenção e resiliência fazem parte da vida de todos nós. “Na mineração não é diferente. É um processo constante de aprendizado e evolução para construir um setor cada vez melhor e benéfico para a sociedade”, conta. Fernando também antecipa que uma das pautas do Simineral ON, este mês é a sustentabilidade. “Estamos no mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data muito importante para conscientizar a sociedade e impulsionar ações de preservação. O setor mineral tem contribuído de forma expressiva com essa pauta e nós contamos na publicação”, diz.

Para ter acesso a 15ª edição do Simineral ON basta acessar o site: www.simineral.org.br  e conferir os textos, fotos, vídeos e podcasts, gratuitamente.

Texto - Gabriel Pinheiro

Tags

Alcoa CNI indústria Simineral

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder