Terapia ocupacional
(Foto: Divulgação)
Com a pandemia da Covid-19, órgãos de saúde do mundo todo têm recomendado o distanciamento social e isolamento para todos aqueles que podem ficar em casa. Desde então, pais e filhos têm ficado mais tempo juntos, mas, com o passar dos meses, as opções de distração para os pequenos ficam cada vez mais escassas.
Neste sentido, a terapeuta ocupacional do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira, Rafaela Rizzi, dá sugestões para os momentos de diversão em família.
Segundo a profissional, o brincar faz parte da rotina das crianças e é considerado um dos principais desempenhos ocupacionais durante a infância. “É uma atividade completa, que vai desenvolver as habilidades cognitivas, sociais, de autocuidado e as funções motoras”, explica.
A rotina de crianças e adultos têm passado por mudanças neste período, e as famílias precisam se adaptar ao novo. De acordo com a terapeuta, é importante que os adultos entendam que as crianças precisam brincar, e que essa ação contribui para o desenvolvimento neuropsicomotor delas. Além disso, Rafaela reforça a importância da participação dos adultos. “Os adultos podem usar a criativa e habilidades, para explorar melhor as atividades”, orienta Rafaela.
Pais também precisam brincar
Segundo a profissional, os pais precisam entender a necessidade de participarem do processo de brincar. “Os pais, familiares e até mesmo as crianças maiores acham que os pequenos precisam brincar sozinhos, mas não pode ser assim. É de suma importância a participação de todos, porque dessa forma é possível acompanhar o desenvolvimento do filho”, afirma a terapeuta.
A terapeuta dá dicas de brincadeiras que podem ser feitas em casa. “Com a rotina diferenciada, os adultos precisam ter um olhar mais sensível do quanto é importante participar e incentivar esses momentos recreativos”, finaliza.
Dicas de brincadeiras
- Pintura com pincel ou utilizando as próprias mãos;
- Colar grãos, algodão e palitos;
- Massa de modelar;
- Jogos de videogame com movimentos;
- Peteca;
- Amarelinha;
- Brincadeira de roda;
- Tiro ao alvo.
Sobre a Pró-Saúde
Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, a Pró-Saúde é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.
Tags
Hospital Metropolitano - HMUE TerapiaOcupacional Saúde Pró-Saúde
Relacionadas
-
Visita técnicaZenaldo vistoria obras de saúde acompanhado de vereadores do município
-
SaúdeUPAs da Sacramenta e de Icoaraci recebem novas ambulâncias
-
+Saúde nas FériasEquipes da UVCZ expõem vetores de doenças tropicais na Rodoviária de Palmas
-
PrevençãoSemus começa programação do +Saúde nas Férias com blitz educativa na TO-010
-
JulhoSemus promove 'Mais Saúde nas Férias' para garantir qualidade de vida à população
-
Imunização
‘Busão do +Saúde’ registra grande procura por vacinas durante parada na Praça dos Girassóis
Movimentação intensa na manhã desta quinta-feira, 30, no estacionamento entre as Secretarias de Saúde e Segurança Pública do Estado, onde o Busão do +S... -
PrevençãoSaiba como funciona o fumacê no combate ao mosquito Aedes aegypti