INVESTIMENTOS

Prefeitura constrói e restaura praças em Belém

O trabalho da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), responsável pelo planejamento e desenvolvimento urbano de Belém, reflete diretamente na paisagem urbana e na qualidade de vida dos belenenses. Seus profissionais, em sua maioria, arquitetos, engenheiros civis, engenheiros elétricos, urbanistas têm o desafio diário de pensar na melhoria dos espaços públicos para a população. 

Uma das frentes muito trabalhada pela secretaria foram as intervenções em praças. Mais de 40 praças e logradouros foram reformados, revitalizados e recuperados, entre os anos de 2013 e 2016, com obras em calçadas, pisos de pedra portuguesa, quadras esportivas, brinquedos e demais equipamentos urbanos. Dentre essas praças estão a Frei Caetano Brandão; Batista Campos; da Bandeira; Felipe Patroni; Curió Utinga; Conjunto Marex; Santuário de Fátima; Cohab; Gleba I; Amazonas e Santuário Nossa Senhora de Nazaré. E, no bairro Maracangalha, a comunidade do Promorar ganhou uma praça completamente nova, que não existia no local. O Distrito de Mosqueiro ganhou a praça da Vila toda revitalizada. Coreto, calcadas, bancos, lixeiras e meio fio foram recuperados.  

Para a secretária Municipal de Urbanismo, Annete Klautau, todas as ações da secretaria visam o bem-estar de todos. “Alinhada com o propósito da atual gestão, a Seurb sempre buscou aprimorar, a cada ano, a sua atuação diante das necessidades urbanísticas de Belém em ações como reformas, obras e manutenções em logradouros e equipamentos públicos que tragam bem estar para todos”, destaca a titular da Seurb.  

No ano de 2017, foi entregue a Praça da República reformada por completo, incluindo a Praça da Sereia. A reforma geral nos 58 mil metros quadrados do espaço contemplou 16 monumentos, restaurados e revitalizados, além do tradicional Bar do Parque, que passou por uma reestruturação completa. No entorno da praça, 12 mil metros quadrados de calçadas em pedra portuguesas foram reconstruídos pela primeira vez em três décadas desde a implantação das pedras. 

Praça da República revitalizada. Foto: Tássia Barros

 

O Complexo do Ver-o-rio já recebeu diversas intervenções como manutenção de oca central, recuperação dos telhados dos quiosques, manutenção de brinquedos e das calçadas em pedra portuguesa, pintura, troca de peças de madeira das passarelas e iluminação pública. Atualmente, o espaço passa pela quarta intervenção, que está concentrada nas coberturas e passarelas. 

Em 2019, novas praças foram recuperadas e adequadas com camarim, banheiros e anfiteatros para implantação das arenas culturais, projeto da Fundação Cultura do Município de Belém (Fumbel). Foram elas, a Dalcídio Jurandir, Eduardo Angelim e a Dom Alberto Ramos, já entregues com reforma em calçadas, pisos, bancos, brinquedos, academias e lixeiras, além de pintura e iluminação pública. Neste ano, serão entregues a praça Isa Cunha e a Benedito Monteiro, também com arenas culturais.  

No ano passado a Prefeitura de Belém também conseguiu desenvolver o Programa de Logradouros Públicos para revitalizar diversos espaços da cidade, que foram o Espaço Vitória, Praça Tiago Way, Praça da Bíblia, Praça da Cruz, Praça da Djalma, Praça Diogo Moia, Praça Bruno de Menezes, Praça Boa Ventura e Praça da Alegria, essas três últimas estão em conclusão. 

A Praça da Criança, na Pedreira, foi reformada pelo programa e está em uso pela população após a revitalização de todos os brinquedos, bancos, calçadas, pisos, grade de proteção, quiosque, mesas de jogos, além de implantação de academia ao ar livre.  No bairro do Marco, a Praça Camilo Viana é outro exemplo de espaço renovado, com equipamentos urbanos recuperados e pintura geral. 

Neste ano, a Seurb deu continuidade às intervenções nas praças, em mais 64 espaços. Os serviços estão em andamento em algumas delas como, Eneida de Moraes, Coronel Emilio Martins, Praça Milton Guedes (Horto Municipal), Monte Alegre, Praça da Paz, Conjunto Eduardo Angelim, Verdejante, Pinheirinho, Ipaupixuna, Odésio Mozart, Conjunto Antonio Gueiros, Xingu, Cruzeiro, Estrela Dalva, Claudemar Rosário e Panorama XXI.

Patrimônio - No Centro Histórico, praças que são patrimônio histórico também recebem obras. “Estamos recuperando as nossas praças históricas, visando qualidade de vida para a população, mas também desses espaços que incentivam o turismo na cidade. As obras nessas praças foram aprovadas pelo PAC Cidades Históricas”, enfatiza a titular da Seurb. 

Estão em obras, no centro Histórico, as praças Dom Pedro II, Praça do Carmo e Mercês. Monumentos, calçadas, bancos e demais áreas estão sendo revitalizadas. A Praça do Relógio está prestes a ser inaugurada. A obra começou em dezembro de 2019 e está em vias de ser entregue.

Dentre os serviços realizados estão o restauro e pintura do relógio e dos postes decorativos de iluminação, recomposição de todo o calçamento em pedras portuguesas, recuperação do meio fio, rampas de acessibilidade, além de novo protejo de paisagismo. As instalações elétricas da praça, para acender as luminárias dos postes decorativos e os refletores em LED que serão usados na iluminação externa de todo o monumento, também foram realizadas. 

Inaugurações - Dentre os espaços recuperados que serão entregues este ano, a Praça Helena Coutinho, no bairro da Terra Firma, era um anseio antigo da comunidade local. Ela já está pronta para ser inaugurada com implantação de duas quadras, uma de areia e outra poliesportiva; Academia ao Ar Livre, com equipamentos em concreto; novas calçadas, com rampas de acessibilidade; construção de playground e bancos de concreto; instalação de lixeiras; além de grama, paisagismo e iluminação pública.

A Praça Princesa Isabel reformada é outro desejo da população. Ela está em obras desde o fim do ano passado e deve ser entregue em setembro. Na praça, já foram recuperados os bancos em concreto e o piso, que estava danificado e está sendo substituído por blocos de concreto, na parte central da praça. Os quiosques, brinquedos e o estacionamento também serão reformados. Um anfiteatro novo foi construído e área para academia ao ar livre. O local vai ganhar um posto da Guarda Municipal (GMB). O espaço também vai abrigar um terminal hidroviário que já está em 50% de serviços concluídos. 

Nas praças, além dos serviços civis, a Prefeitura de Belém tem investido em paisagismo e grama, também. A Seurb conta com a parceria das secretarias municipais de Meio Ambiente e Saneamento (Sesan e Semma) para deixar os locais mais bonitos para a população. A iluminação pública é outro ponto sempre revisto nas manutenções das praças. 

 

2013/2016

- Recuperação da Calçada do Entorno da Praça da Sé e Estacionamento  

- Reforma e Pavimentação da Praça Dom Pedro II  

- Revitalização da Praça Batista Campos 

- Recuperação da Calçada na Praça da Bandeira (Paes de Carvalho) 

- Recuperação de Praça em Carananduba/Mosqueiro

- Revitalização da Praça Curió Utinga 

- Reforma da Praça Felipe Patroni 

- Reforma da Praça Frei Caetano Brandão 

- Reforma na Praça e Calçada na Rua Getúlio Vargas 

- Revitalização da Praça Santuário de Fátima 

- Construção de Banheiros e Instalações de Brinquedos na Praça Brasil 

- Requalificação da Praça D. Pedro II 

- Revitalização da Praça do Conjunto Marex

- Reforma da Praça e Quadra de Esporte Raimundo Jinkings na Rod. Do Tapanã

- Revitalização da Praça no Conj. Cohab Gleba I - Quadra D / Marambaia

- Revitalização da Praça Saldanha Marinho / Bairro do Comércio

- Revitalização da Praça Dom Alberto Ramos

- Reforma da Praça da Osvaldo de Caldas Brito

- Requalificação da Praça do Relógio

- Requalificação da Praça Visconde do Rio Branco

- Requalificação da Praça do Carmo

- Pavimentação da Praça Brigadeiro Eduardo Gomes

- Reforma na Praça Amazonas

- Revitalização da Praça Benedito Monteiro

- Construção da Praça Cilene Brito na Av. João Paulo II

- Manutenção e Limpeza dos Monumentos na Praça Visconde do Rio Branco e na Praça dos Estivadores

- Manutenção e Conservação da Praça Santuário 

- Manutenção da Pavimentação em Pedra Portuguesa da Praça Batista Campos

- Construção da Praça Promorar 

 

2017/2020

Praça da República – 2017

Praça Matriz Mosqueiro – 2019

Praça Camilo Viana – 2019

Praça da Criança  2020

Praça Helena Coutinho – 2020

Praça Princesa Isabel e Terminal Hidroviário  2020

Praças Históricas (Dom Pedro/Carmo/Mercês) – 2020

Praça do Relógio – 2020
 

Arenas Culturais 

Praça Dom Alberto Ramos – 2019

Praça Dalcídio Jurandir – 2019

Praça Eduardo Angelim - 2019

Isa Cunha – 2020

Benedito Monteiro – 2020

Tags

Belém belém em obras revitalizacaopracarepublica seurb

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder