COVID-19

Pará registra 148.823 casos e 5.729 óbitos

Reabertura de espaços turísticos, redução do contágio e reserva de mais de 7 mil testes rápidos em Belém são algumas notícias positivas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) confirmou mais 95 novos casos de Covid-19 e 08 óbitos cadastrados hoje e que ocorreram nos últimos 07 dias. Em relação a subnotificação das prefeituras, foram confirmados mais 1.698 casos e 16 óbitos acontecidos em dias anteriores. O número de recuperados é de 136.109. A atualização ocorreu às 18h desta segunda-feira (17). O detalhamento de casos e óbitos, com gênero, idade e cidade, está disponível aqui: covid-19.pa.gov.br.

Mudança no boletim epidemiológico: A Sespa também passou a divulgar, desde a última sexta-feira (24), um quadro comparativo de novos casos de Covid-19 e de óbitos relacionados à doença levando em consideração não só a data de divulgação dos boletins epidemiológicos, mas também o dia da ocorrência do sintoma ou da morte. O objetivo é mostrar a diferença entre os cenários, bem como oferecer uma apuração mais detalhada sobre o número de contaminados e vítimas. Dessa forma, os gráficos são recalculados todos os dias, para garantir o cenário mais aproximado da realidade possível.

Turismo liberado: O final de semana foi marcado por aglomerações em algumas praias e balneários, em especial nas praias do município de Salinópolis, na região Amazônia atlântica paraense. No entanto, o Governo do Estado, amparado por dados que colocam o Pará em uma posição de estabilidade em relação à doença, liberou espaços de visitação pública, entre os quais museus,  pontos turísticos e outras atividades ligadas ao turismo, que agora podem voltar a funcionar em municípios cujo risco de contaminação esteja em nível médio, intermediário, baixo ou mínimo. 

Outra alteração foi o aumento da capacidade das igrejas, que passou a ser de 50% ou de até 200 pessoas. As mudanças beneficiam as regiões Nordeste, Região Metropolitana de Belém, Marajó Oriental e Baixo Tocantins. A determinação está no Decreto Estadual 800/2020, publicado na sexta-feira (24), em edição extra do Diário Oficial (DOE).  

Belém: prefeitura tem mais de 7 mil testes rápidos disponíveis
Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) continua realizando a aplicação de testes rápidos na população. Segundo a prefeitura de Belém, ainda estão disponíveis 7.197 testes rápidos da pesquisa de monitoramento da Covid-19. Ao todo, 13.759 exames já foram aplicados. O restante, 9.044, corresponde aos testes já agendado  (Com Laís Nunes - Agência Temple)

Tags

Coronavírus governo do pará Saúde SESPA

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder