Saúde

Hospital Geral de Tailândia comemora 7 anos com mais de 1,7 milhão de atendimentos

O atendimento do HGT é garantido por uma equipe multiprofissional que dispõe das especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologista e cardiologia.

Mais de 300 mil habitantes da mesorregião do nordeste, compreendida pelos municípios de Tailândia, Moju, Acará, Goianésia e Tomé Açu, são beneficiados pela assistência de média complexidade oferecida pelo Hospital Geral de Tailândia (HGT), que neste mês comemora 7 anos de gestão do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que gerou mais de 1,7 milhão de atendimentos mais relevantes, ao longo desses anos.

Com aproximadamente 90% de satisfação do usuário a equipe multiprofissional do HGT celebra o significativo resultado. A moradora da Vila do Incra, zona rural de Moju (distante mis de 130Km de Tailândia),  Rosa Maria, 48 anos, faz parte desse grupo de usuários satisfeitos com o atendimento. Ela acompanhou a internação do filho Ismael Silva, de 13 anos, que foi vítima de acidente de moto. Ele sofreu fraturas e foi atendido na Urgência e Emergência do HGT.

Rosa Maria e o Filho.

“Cheguei aqui desesperada por que pensei que meu filho não iria ter jeito aqui. Mas, graça a Deus está tudo bem. O médico disse que ele seria operado aqui mesmo. É muito bom para a comunidade esse hospital”, disse a mãe do paciente que deu entrada na semana passada na unidade hospitalar e já teve alta clínica.

Entre os serviços mais relevantes oferecidos pelo HGT, podemos destacar 50.264 atendimentos ambulatoriais, 26.423 internações, 14.231 cirurgias, 433.765 atendimentos na urgência e emergência, 1.197.027 exames gerais, 10.010 partos (normais e cesários), 20.177 intervenções do Serviço Social, 12.924 atendimentos de fisioterapia, 891 em fonoaudiologia e 3.332 transfusões de sangue que somam um total de 1.769.044 atendimentos mais relevantes. São números transformados em vidas, por meio de uma assistência segura, de qualidade e humanizada.

Sem esconder a satisfação dos resultados dos serviços ofertados pelo HGT, o diretor executivo da unidade, o administrador hospitalar, Joaquim Fonseca Júnior, agradece aos colaboradores, diretos e indiretos, pelo empenho, dedicação e compromisso com a vida. “Quero externar minha alegria de comemorar os 7 anos do HGT, por meio da Sespa que tem o foco centrado na segurança do paciente”.

Diretor executivo da unidade, Joaquim Fonseca Júnior.

O gestor aproveitou oportunidade para destacar os desafios vivenciados por todos com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), que foi um dos mais importantes eventos na saúde pública do mundo, do Brasil e, no Pará não foi diferente.

 “Nós realizamos o enfrentamento à doença com capacitação de nossa e dedicação de cada um. De abril a julho, garantimos a recuperação de aproximadamente 90 pacientes, que não são apenas números. São vidas devolvidas às famílias e amigos. Ainda temos muito a enfrentar, mas com apoio de todos, inclusive, da Prefeitura Municipal, chegaremos sempre ao nosso objetivo de cuidar da saúde de nossos usuários da região”, enfatizou Joaquim.

O atendimento do HGT é garantido por uma equipe multiprofissional que dispõe das especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologista e cardiologia.

Com uma área de área de 4.300², o hospital oferece também apoio diagnóstico com radiologia, ultrassonografia, endoscopia, mamografia, eletrocardiografia, laboratório de análises clínicas. Com 51 leitos, o HGT possui ainda a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que possui 10 leitos, sendo seis adultos e quatro pediátricos.

Sustentabilidade – Nos anos de 2013, 2015, 2016 e 2017, o Hospital ganhou o Selo Ouro, concedido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da Fundação Getúlio Vargas, destinado às empresas e instituições que possuem inventários de emissão de gases de efeito estufa.

Certificado de Proficiência em Ensaios Laboratoriais - destaca a importância do controle da qualidade dos exames realizados na instituição

Selo Green Kitchen - Pelo quinto ano consecutivo, a equipe do HGT conquista o Reconhecimento da cozinha do HGT pelo constante aprimoramento do seu padrão de qualidade em benefício de seus usuários, na sua região e seu ambiente social, baseado na alimentação saudável servida aos colaboradores, usuários e acompanhantes; ambientação natural e sustentabilidade. A certificação é concedida pelo programa da Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente.

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