OBRAS NA CIDADE

Obras de saneamento seguem na rua João Alfredo e na travessa Apinagés

Diversas frentes de trabalho estão sendo executadas pela Prefeitura de Belém em vários bairros da capital. Vias importantes para a mobilidade da cidade vêm recebendo serviços completos de saneamento.

Na manhã desta sexta-feira, 7, o prefeito Zenaldo Coutinho acompanhou o andamento de duas importantes obras que estão sendo realizadas em Belém. Um dos serviços é na rua João Alfredo , no área do Comércio, que está sendo revitalizada. A via vem recebendo serviços de drenagem profunda e calçamento e, posteriormente, ganhará nova pavimentação e iluminação.

Durante a vistoria, Zenaldo Coutinho observou os trabalhos de drenagem e escavação. “Estamos fazendo a perfuração para melhorar a drenagem e o saneamento da João Alfredo e fazer o calçadão. É um trabalho muito delicado e por isso estamos com arqueólogos trabalhando”, explicou o prefeito.

Os serviços na João Alfredo estão sendo acompanhados por um grupo de arqueólogos, por ser tratar de uma área do centro histórico e patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A arqueóloga e coordenadora da equipe, Amanda Seabra, explicou o trabalho minucioso que vem sendo feito e apresentou ao prefeito as peças encontradas durante o trabalho. “Está acontecendo um acompanhamento arqueológico para descobrir a Belém antiga. Estamos no início do trabalho e já coletamos garrafa de vidro inteira, parafusos e louças. São itens do século XIX e serão enviados para uma instituição de guarda e pesquisa”, disse.

As obras de revitalização da via iniciaram no mês de julho e seguem em ritmo avançado. O taxista Denison Sales, 45, trabalha em um ponto de táxi na esquina da rua, e já está na expectativa da conclusão do serviço.“ Espero o melhor benefício possível. Estou acompanhando e vejo que a obra está seguindo bem“, comentou.

Os serviços estão sendo fiscalizados pela Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). De acordo com Claudio Mercês, titular da secretaria, o cronograma da obra vem sendo seguido. “Primeiramente, estamos na parte de drenagem e vamos avançando com a calçada, iluminação e requalificação do espaço”, explicou.

Cremação – Outra obra vistoriada pelo prefeito foi na travessa Apinagés, no bairro da Cremação. A via está recebendo serviço completo de drenagem e também será pavimentada, do trecho da rua Fernando Guilhon  até a avenida Alcindo Cacela. A obra se iniciou esta semana, com orçamento de quatro milhões e com prazo de execução 45 dias.

“Estamos vistoriando as obras desta rua importante da nossa cidade, que é uma via de integração, a Apinagés sofre com problemas de alagamentos há muitos anos e o com serviço iniciado vamos resolver essa situação“, ressaltou o prefeito.

Atualmente os serviços estão concentrados na esquina da travessa Quintino Bocaiuva, com a troca de tubulações. O comunicador visual Raul Sousa, de 30 anos, que trabalha em uma loja na esquina onde os serviços de drenagem estão sendo realizados, vem acompanhando os trabalhos e já se mostra animado com o resultado da obra. “A obra vai melhorar a nossa vida e vai acabar com os alagamentos da área. Venho acompanhando a troca da tubulação e estou ficando satisfeito”, comemorou.
 

Tags

belém em obras sesan

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder