REFORMA



Foto: Agência Belém
Duas importantes praças de Belém passarão por reforma e revitalização, a Batista Campos e a Waldemar Henrique. A autorização para as obras foi dada na noite desta sexta-feira, 14, pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que assinou as Ordens de Serviços. As obras fazem parte das mais de 64 intervenções feitas este ano pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) em espaços públicos.
A reforma da praça Batista Campos, um dos pontos mais visitados da capital, já foi autorizada pelos órgãos patrimoniais das três esferas, a Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), a Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
As obras envolvem a revitalização dos coretos, a troca do piso de pedra portuguesa, além de pintura e urbanização. O custo da reforma gira em torno de R$ 500 mil e a expectativa é que a praça revitalizada seja entregue em três meses. “Estamos com o investimento no patrimônio histórico de Belém, como museus, palácios e praças. Hoje autorizamos a obra da praça Batista Campos, que vai ganhar revitalização”, anunciou Zenaldo Coutinho.
O espaço já passou por obras, que foram realizadas pela Seurb, onde foram reformadas a guarita, que serve de posto para a Guarda Municipal, e as pontes de madeira. Dessa vez, os serviços serão destinados à revitalização de outros pontos. “Iremos recompor todos os coretos da praça Batista Campos, vamos fazer a revitalização das entradas das pontes, além da troca do piso e bancos”, explicou a titular da Seurb, Annete Klautau.
Outro espaço público que passará por reforma será a praça Waldemar Henrique, localizada no bairro da Campina. O local é um ponto conhecido por receber eventos culturais da cidade e fica localizado em uma área do Centro Histórico de Belém, que já vem recebendo diversos serviços, como a reforma das praças Dom Pedro II, Praça do Carmo e Mercês e do Relógio. Assim como a Batista Campos, as obra de revitalização da Waldemar Henrique já foi autorizada pelos órgãos patrimoniais. “Vamos reformar a praça Waldemar Henrique, que fica dentro do complexo do Centro Histórico que já vem recebendo um grande investimento”, destacou o prefeito.
As obras no espaço se iniciam na próxima semana e o prazo de execução dos serviços é de três meses, com investimento de aproximadamente R$ 620 mil. A praça receberá nova pintura, novo piso e terá todos os monumentos revitalizados.
“Será feito um trabalho de revitalização e reforma e sem mudança nenhuma da estrutura da praça. Vamos restaurar alguns pontos, inclusive o busto do Waldemar Henrique que fica exposto no espaço”, explicou Annete Klautau.