Queimadas

Queimadas na Amazônia afetam a saúde de milhares de pessoas

Dados oficiais de saúde e meio ambiente estima que 2.195 internações hospitalares por doenças respiratórias em 2019 são atribuíveis às queimadas.

Queimadas associadas ao desmatamento desenfreado estão intoxicando o ar que milhões de pessoas respiram e afetando a saúde na Amazônia brasileira, dizem o IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia), o IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde) e a Human Rights Watch em relatório publicado hoje. As queimadas e o desmatamento na Amazônia aumentaram dramaticamente durante 2019 – primeiro ano de governo do presidente Jair Bolsonaro – e 2020 já está se revelando pior, concluíram as organizações.

O relatório “O Ar é Insuportável: Os impactos das queimadas associadas ao desmatamento da Amazônia brasileira na saúde” utiliza dados oficiais de saúde e meio ambiente para estimar que 2.195 internações hospitalares por doenças respiratórias em 2019 são atribuíveis às queimadas. Quase 500 internações envolveram crianças com menos de um ano de idade, e mais de mil foram de pessoas com mais de 60 anos. Essas internações representam apenas uma fração do impacto total das queimadas na saúde, considerando que milhões de pessoas foram expostas em 2019 a níveis nocivos de poluição do ar decorrentes das queimadas associadas ao desmatamento da Amazônia.

“Até que o Brasil efetivamente controle o desmatamento, podemos esperar que as queimadas continuem a cada ano, impulsionando a destruição da Amazônia e intoxicando o ar que milhões de brasileiros respiram”, diz Maria Laura Canineu, diretora da Human Rights Watch no Brasil. “O fracasso do governo Bolsonaro em lidar com esta crise ambiental tem consequências imediatas para a saúde da população na Amazônia, e consequências de longo prazo para a mudança climática global.”

As queimadas não ocorrem de forma natural na floresta amazônica. São provocadas após a derrubada de árvores, geralmente de forma ilegal, a fim de preparar o terreno para agricultura, pastagem ou especulação de terras. As queimadas geralmente atingem seu pico em agosto e setembro.

Leia matéria completa do IPAM:

Queimadas na Amazônia afetam a saúde de milhares de pessoas

 

Tags

Amazônia Meio Ambiente Queimadas Saúde sustentabilidade

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder

      15 Minutes Ago

      Guti De La Pena

      Obter a cura para o HIV é um conceito poderoso, muitas vezes referido como o Santo Graal da pesquisa do HIV. Embora medicamentos anti-HIV eficazes tenham transformado o HIV em uma condição crônica controlável, uma condição com a qual você vive, em vez de morrer, fazer terapia para toda a vida é uma proposta muito diferente de estar definitivamente curado. Eu coloquei para toda a raça humana que existe uma cura para o HIV acessível e vendável que funcionou tão bem quanto colocaria a erradicação global de novas infecções por HIV ao alcance, ao mesmo tempo que transformava a vida daqueles que agora vivem com o vírus, dada a eficácia desta droga no tratamento e prevenção da infecção pelo HIV, direi a todos que estão lendo isto, que sou uma testemunha viva disso. Ao contrário de fraudadores e golpistas online que irão jogar com você e deixá-lo frustrado com a perda de dinheiro e esperança, esta droga custa menos e vale a pena tentar. Se você tem interesse em se curar da própria doença, segue abaixo o link de comunicação do médico que está com o novo remédio que tomei e que me curou. DR.WATER .. você pode enviar um e-mail para ele em (DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM) ou Whatsapp para ele em +2349050205019. Essas são algumas das doenças que ele também pode curar perfeitamente. Herpes genital e oral, Verrugas genitais HPV, Hepatite A, B, C, D e E Candida, Doença de Alzheimer Câncer, Diabetes, fibromialgia e mais


      • in this conversation
          Media preview placeholder