SEGUNDO CÉREBRO
(Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
A serotonina é um neurotransmissor que quando liberado pelo organismo é responsável por regular o sono, o humor e vias sensoriais. É também quem produz a sensação de saciedade. Boa parte deste agente químico, assim como a dopamina, é produzido no instestino, por isso a importância dele estar sempre saudável.
Pode-se dizer que o mau funcionamento do intestino deixa de nutrir o todo o organismo, o que é um dos fatores responsáveis pelo aumento em doenças mentais, especialmente ansiedade e depressão. Principalmente quando somados a predisposição genética e um ambiente estressante.
Por isso, o intestino é considerado um segundo cérebro e que precisa de cuidados, especialmente na hora de escolher as refeições. É que investindo e comidas saudáveis a microbiota funciona da maneira correta impactando de maneira positiva no corpo inteiro.
DICA:
Para um intestino saudável invista em alimentos ricos em ômega 3 e triptofano. Estes ajudarão a diminuir a ansiedade, as crises depressivas e os problemas relacionados ao sono.
ALIMENTOS QUE POSSUEM TRIPTOFANO:
Carne vermelha;
Peixes;
Ovos;
Damasco;
Amendoim;
Castanha de caju;
Amêndoa;
Abacate;
Banana;
Couve-flor.
Tags
Saúde alimentação saudável saúde mental
Relacionadas
-
Abaetetuba
Experiências práticas fortalecem a formação médica na Amazônia
Enquanto muitos estudantes de Medicina passam a maior parte da graduação em hospitais e unidades de saúde, a acadêmica Mayara Vilhena Maués, do quinto período de Medicina da Afya Abaetetuba, teve a op... -
Mudanças
Nova atualização da NR-1 reforça atenção das empresas à saúde mental e gestão de riscos no ambiente de trabalho
Entrou em vigor nesta semana a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho em todo o país. A nova regulamentação traz mudanç... -
Saúde
Belém terá atendimento gratuito de exames de ultrassom para a população local
A população de Belém terá acesso gratuito a exames de ultrassom de região cervical e partes moles por meio de uma ação promovida pela Afya Educação Médica Belém. Ao todo, serão disponibilizadas 600 va... -
Alerta
Sentir dor não é normal: o risco de silenciar sinais do próprio corpo
Em um mundo cada vez mais acelerado, em que a rotina exige produtividade constante, a dor costuma ser tratada como um incômodo passageiro, algo a ser silenciado com um analgésico e ignorado. Mas esse... -
Visita técnicaZenaldo vistoria obras de saúde acompanhado de vereadores do município
-
SaúdeUPAs da Sacramenta e de Icoaraci recebem novas ambulâncias
-
+Saúde nas FériasEquipes da UVCZ expõem vetores de doenças tropicais na Rodoviária de Palmas