ENTRETENIMENTO
Que tal experimentar um chocolate 100% paraense, combinado a sabores como o jambú e a pimenta? E para quem é fã de um sabor tradicional, imagina provar a ‘éguatela’, feita com amêndoas regionais e de teor mais saudável. Os chocolates veganos também marcam presença na mini fábrica de chocolates instalada na Estação das Docas. O local será reinaugurado nesta quarta-feira, 2 de setembro, com degustação gratuita de chocolates e café.
A mini fábrica ‘Kakaw Chocolates da Amazônia’ foi inaugurada na Estação das Docas em março de 2020, mas precisou suspender as atividades devido à pandemia. Fundado por Júlio Lobato, o empreendimento tem como um dos principais objetivos promover uma experiência sensorial única àqueles que tem interesse em saber como o chocolate é feito, permitindo que o cliente participe das etapas do processo de produção.
Além disso, a iniciativa visa otimizar a cadeia produtiva de cacau e aproveitar essa matéria-prima das mais variadas formas, desde os tradicionais bolos de chocolate até as ousadas cervejas de cacau, utilizando, em todas as produções, insumos locais em parceria com a associação de produtores de chocolate do Pará.
“A ideia não é apenas sermos uma loja de chocolates e doces, mas de lançar um conceito de chocolate nosso, provocando uma relação de afetividade e pertencimento às nossas riquezas amazônicas”, explica Júlio Lobato.
A objetivo é que, após o período de pandemia o local realize projetos como visitação de escolas de Belém, para que as crianças aprendam a história, importância econômica e formas de produzir a iguaria. Workshops, cursos e outras atividades que ligam o cliente ao mundo do cacau também serão realizadas, com o intuito de agregar conhecimento acerca do preparo e do modo correto de saborear o doce.
Tudo isso aliado a uma perspectiva sustentável, sem uso de embalagens, com vendas a granel e com um ambiente feito através de ações de reciclagem. A exemplo da loja, que é ambientada em um container reciclado.
“Nós conseguimos transformar um material inútil em um local atraente para a clientela. Para fazer a estrutura do lugar, meu pai teve a ideia de reaproveitar e reformar um container, que seria jogado fora, por não estar mais apto a transportar cargas. Esta reciclagem é só um dos exemplos do nosso compromisso com a sustentabilidade”, disse o proprietário.
Júlio Lobato revela que a mini fábrica produz todos os tipos de chocolates. “Temos chocolate branco, 50%, 70%, ao leite, todos feitos sem gordura hidrogenada. Temos ainda chocolate vegano, produzido com xilitol e melitol, sem açúcar, que pode ser consumido inclusive por diabéticos”, conta.
Para a reinauguração desta quarta-feira,02, o local aguardará os visitantes durante todo o dia, com uma degustação gratuita de chocolates e café. A Kakaw Chocolates da Amazônia fica localizada no estacionamento da Estação das Docas, próximo ao armazém 3, e funciona de segunda a quinta, de 15h às 21h. Sexta a domingo, de 13h às 22h. O espaço oferece outros serviços como delivery, atendimento personalizado com agendamento, no qual o cliente pode marcar reuniões, aniversários, encontro com os amigos, inclusive com opções de fondue.
Serviço:
Reinauguração Mini Fábrica Kakaw Chocolates da Amazônia
Data: 02 de setembro de 2020
Horário: 15h às 21h
Funcionamento: Segunda a quinta, de 15h às 21h. Sexta a domingo, de 13h às 22h.
Tags
Chocolate estação das docas
Relacionadas
-
Cultura
Teatro ao Por do Sol começa programação de 2015 contando histórias
A amizade entre o homem e o meio ambiente é o pano de fundo da história “O Castanheiro”, que será contada neste domingo (4), abrindo a programação de 2015 do projeto Teatro ao Por do Sol, na Estação d... -
Cultura
Instalação visual alusiva ao Carimbó pode ser conferida na Estação
-
Cultura
Compositores paraenses inspiram espetáculo de dança na Estação
-
Cultura
Estação das Docas é palco de samba, choro e folclore paraense
Música de qualidade gratuita durante três dias em um dos principais pontos turísticos de Belém. Foi assim a primeira parte da programação do projeto Música na Orla 2014. Durante os dias 22 a 24 de ago... -
Cultura
Lábia Cultural apresenta espetáculo teatral na Estação das Docas
-
Cultura
Paixão do Boi resgata tradição regional na Estação das Docas
A programação do Projeto Paixão do Boi começou neste sábado, 14, na Estação das Docas. Na orla do terminal fluvial, os bois Cordão da Oncinha e Boi Vidinho, de Icoaraci; Boi Prenda de São João, do bai... -
Cultura
Cia dos Notáveis Clowns faz espetáculos gratuitos na Estação
A Cia dos Notáveis Clowns vai circular “Do Oiapoque ao Chuí”, mas antes disso vai passar pela Estação das Docas. O grupo de pesquisa e criação artística que utiliza da linguagem dos palhaços é referên... -
Estação das Docas e Mangal das Garças agradam gestores da Abraccef
-
Cultura
Dirigível Coletivo de Teatro apresenta “O pato que partiu” na Estação
A história de um pato que canta e dança e utiliza de seu talento para escapar da panela. Parece surreal? Para o Dirigível Coletivo de Teatro, não. O espetáculo “O pato que partiu” agrega a diversão, c... -
Cultura
Grupo Uirapuru apresenta o espetáculo "Regionalizando" na Estação das Docas
A diversidade cultural do Pará será mostrada pelo Grupo Uirapuru, atração do projeto Por do Som desta sexta-feira (14), com o espetáculo “Regionalizando”. A apresentação iniciará as 18 h, na orla do A...