Páscoa

Quando o assunto é doce, não há criança que resista, ainda mais se a iguaria é o chocolate. Aproveitando o período de celebração da Páscoa, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo realizou, nesta terça-feira (12/4), mais uma edição do Projeto Canto do Chefe, que estimula o protagonismo de crianças em tratamento oncológico para o preparo de pequenas refeições.
Nesta edição especial do mês de abril, as crianças que frequentam a Classe Hospitalar e as atendidas pelo serviço ambulatorial do hospital foram as envolvidas na iniciativa. Elas participaram do preparo de ovos de chocolates com pitadas de sabor de hortelã. A receita utilizou o chocolate 70% cacau, meio amargo, com menos açúcar e sem lactose.
Um dos ingredientes utilizados na receita, a hortelã, foi colhida no “Cantinho Verde”, nome da horta hospitalar implantada no final de 2020 pelo Setor de Sustentabilidade do Oncológico Infantil. A horta produz algumas verduras, como chicória, hortelã, cariru, jambu, entre outras; e o fruto tomate, por exemplo.
Para o preparo do ovo saborizado, uma criança, de cada vez, observava o passo a passo do preparo e ajudava a mexer a massa de chocolate. Cada uma ajudou ainda a embalar o ovo de Páscoa personalizado, que levou um adesivo com a seguinte mensagem: Páscoa dos Maninhos.
Entre as cinco crianças que participaram da ação gastronômica, estava Kevelly Soeiro, de 9 anos de idade, natural do Município de Colares. A menina está fora de tratamento há cerca de um ano, mas continua realizando o acompanhamento com consultas e exames periódicos até o momento da alta médica definitiva.
“Foi a minha primeira vez. Achei muito legal mexer na massa, gostei muito”, conta a paciente.
O preparo do alimento contou com a ajuda especial da voluntária Brenda Vasconcelos, nutricionista e gastrônoma que participou do projeto pela segunda vez. “Hoje eu vim passar por esta experiência maravilhosa de poder ajudar a confeccionar os próprios ovos de Páscoa dessas crianças, que sempre precisam de muita alegria e amor”, ressalta Brenda.
A colaboradora do Escritório de Experiência do Paciente, Elizabeth Cabeça, destaca que “esta ação é importante, pois causa um impacto positivo nas crianças. Proporciona novas experiências para o paciente no ambiente hospitalar, quebrando a rotina do tratamento e cuidando dele na sua integralidade”.
O projeto Canto do Chefe é coordenado pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Oncológico Infantil e funciona como uma atividade terapêutica na luta contra o câncer, além de incentivar a autonomia, criatividade e a sociabilidade dos pequenos pacientes por meio da interação com outras pessoas.
Para a coordenadora do SND do Oncológico Infantil, Renata Porto, a ação proporcionou diversos benefícios. “Aproveitamos o momento especial da Páscoa para estimular o sentimento de alegria, senso de criatividade e contribuir com o processo de sociabilização, fazendo com que o momento de celebração se tornasse algo lúdico, agradando a todas as crianças”, pontua.
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é a principal referência no Norte do País no diagnóstico e tratamento do câncer em crianças e jovens entre 0 e 19 anos. Gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, a unidade pertence ao Governo do Pará e atende cerca de mil pacientes por mês, com origem de municípios de todo o estado e até de cidades de estados vizinhos, como o Amapá.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.