UNIVERSIDADE POR UM DIA

Evento online ajuda jovens da rede pública a nortearem seu futuro profissional

Pela primeira vez em edição totalmente virtual, o UPUD #EmCasa contará com palestras, voluntários, workshops, aulas, desafios e até sorteios para guiar estudantes de escolas públicas ao Ensino Superior

O Universidade Por Um Dia (UPUD), organizado pela produtora Araucária Agência Cultural em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, teve sua primeira edição no ano de 2017, na capital fluminense. O ideal por detrás do projeto é a tentativa de inspirar jovens de escolas públicas, que muitas vezes não têm perspectiva ou espaço nas universidades, a alcançar o Ensino Superior. O UPUD torna-se, então, um espaço de troca de experiências, acesso à informação e autoconhecimento.

Idealizado pela psicóloga Chloé d’Archemont, o evento vai além de uma feira de profissões, contando com oportunidades que enriquecem a experiência do estudante. Palestras com figuras de relevância em suas áreas; workshops e discussões com o objetivo de incentivar o autoconhecimento sobre interesses e aspirações; atividades criativas que permitem aos alunos e alunas concorrerem a vários prêmios, como cursos ou computadores.

Com o apoio da Estácio, o projeto dá continuidade às novas oportunidades e vivências com um novo formato, seguindo as recomendações de segurança estabelecidas pela OMS: o UPUD#EmCasa. O evento deste ano acontece de 21 a 25 de setembro por meio do site oficial e conta ainda com as “Experiências”, uma série de lives pré-evento nas redes sociais que trabalham o bem-estar dos jovens. No dia 18 de setembro, às 14h, o Coordenador da Graduação Superior Tecnológica em Recursos Humanos da Estácio, Psicólogo e Mestre em Educação, Cesar Lessa, participa da programação ao vivo com o tema “Vamos falar sobre saúde organizacional?” pelo link https://www.instagram.com/universidadeporumdia/live/ .

Além da participação oferecendo experiências que contribuirão para a saúde física, mental e organizacional dos jovens, alunos e professores da Estácio serão voluntários na feira de carreiras, com um trabalho de compartilhamento e ativação em rede sobre o universo amplo dos diversos cursos que a instituição dispõe.

O UPUD tradicionalmente conta com participações voluntárias de figuras ilustres, como a do ex-técnico e medalhista olímpico Bernardinho e a do jornalista Alex Escobar. A 4ª edição terá o comediante Fábio Porchat na mediação do Trocando Ideia, uma série de conversas ao vivo que abordam temas inerentes à realidade desses estudantes e que impactam a sua decisão de alguma forma. A abertura será uma conversa sobre “Racismo estrutural e acesso à universidade” entre a filósofa Djamila Ribeiro e a campeã do BBB 20 e médica, Thelma Assis.

No dia 25/09, os estudantes serão convidados a completar o Desafio Por Um Dia e concorrer a prêmios como cursos, notebook, tablet e livros. Para isso, eles deverão percorrer diferentes ambientes virtuais para realizar o teste vocacional, participar da feira de carreiras, informar-se sobre os programas de acesso ao ensino superior e conhecer as universidades parceiras. Em cada uma das etapas, será desbloqueada uma palavra-chave e, ao fim do percurso, eles terão de escrever uma frase criativa de até 400 caracteres utilizando todas elas.

Em 24 stands virtuais disponíveis no Desafio, serão contemplados 29 cursos de nível superior sobre os quais os participantes poderão ter ainda mais informações ao final do percurso, no portal da Universidade Estácio de Sá com conteúdos exclusivos.

 

Mais de 9 mil estudantes desde 2017

Após três edições presenciais, o Universidade Por Um Dia (UPUD) inspirou mais de 9 mil estudantes, vindos de mais de 20 escolas públicas de 5 municípios do estado do Rio de Janeiro, a ingressarem no Ensino Superior. Com a reformulação da 4ª edição, o evento tem a oportunidade de chegar à casa de alunos e alunas de todo o país com uma programação inteiramente online.

Sobre o Universidade Por Um Dia (UPUD)

Realizado pela produtora Araucária Agência Cultural em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, o Universidade Por Um dia (UPUD) é um evento que inspira jovens da rede pública a ingressarem no ensino superior por meio de atividades lúdicas, debates e trocas de experiências. Voltado inicialmente para alunos e alunas do Rio de Janeiro, o projeto se expande em 2020 com uma edição inteiramente online que pode ser acessada em todo o país.

 

Serviço

Universidade Por Um Dia – www.universidadeporumdia.com.br

Experiências – até 18/09

Trocando Ideia – 21/09 a 25/09

Desafio Por Um Dia – 25/09

Tags

Estácio Futuro Profissional oportunidade Universidades

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder