OBRAS












Foto: Fernando Torres - NID
Na sexta-feira, 13, o distrito de Mosqueiro recebeu novos espaços voltados para o lazer e a assistência social. A entrega de duas praças e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ocorreu em três bairros da ilha.
O bairro do Aeroporto, um dos maiores do distrito, recebeu um novo espaço de lazer e convivência, a praça Zinha Campos, nome dado em homenagem a uma educadora da ilha. A praça foi implantada em uma área de mais de dois mil metros quadrados e conta com calçamento no seu entorno, piso tátil e rampas de acessibilidade. Foram construídos bancos, brinquedos, Academia ao Ar Livre e mesas de jogo de Dama e Xadrez, além da implantação de lixeiras, grama, paisagismo e iluminação pública completa, com novos postes e luminárias em LED.
“A área onde fica a praça era um local abandonado. Agora conta com uma grande quantidade de equipamentos e coma ajuda da comunidade vamos conseguir manter esse local de confraternização e convivência”, destacou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.
Moradora de Mosqueiro, a agente de saúde Maria Claudia Louchard, de 49 anos, sempre esperou uma área voltada para o lazer e confraternização das famílias do bairro. “Só consigo imaginar benefícios para a nossa comunidade. Essa praça será um local para amizades e lazer”, comemorou.
Outra entrega, também na área de urbanismo e lazer, foi no bairro do Ariramba. A praça Jardim Equatorial, localizada na avenida Beira Mar, foi reformada e ganhou novas calçadas em concreto, meio fio e sistema de drenagem, além de bancos em concreto e brinquedos novos. O espaço ganhou, também, guarita, muro, grades e grama renovados.
“Esta praça vai atender a todos os moradores do residencial Jardim Equatorial. Vamos cuidar e zelar por cada espaço dela, que vai se tornar um local para cultura e convivência”, disse o presidente da Associação dos Moradores do Equatorial (Amae), Edson Ribeiro.
Assistência – Um equipamento importante para a assistência também foi entregue em Mosqueiro. O Cras de Mosqueiro passou por uma completa revitalização do telhado, instalação do sistema elétrico, revisão no sistema hidrossanitário, revisão no sistema de internet, readequação funcional do espaço e limpeza externa.
O Cras promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.
A aposentada Sofia Pereira, de 81 anos, participa do grupo de convivência do Cras e destacou como a melhoria na estrutura física do espaço será primordial para um melhor atendimento “Essa reforma foi excelente. Já frequento há dez anos esse local e não tenho palavras para dizer o quanto está lindo”, comemorou a aposentada.
Visita – Além da das obras já entregues, Mosqueiro vai receber, em breve, um novo mercado municipal. O espaço, localizado no bairro da Vila, está passando por reforma nos dois complexos que formam o prédio histórico, sendo a obra executada em duas etapas, uma em cada complexo, por vez, para que os permissionários continuem trabalhando.
“O mercado da Vila tem dois grandes galpões e este é o maior. Em breve estaremos entregando esta bela obra”, anunciou Zenaldo Coutinho.
O novo mercado municipal da ilha vai contar com novos boxes, todos em alvenaria, instalações individuais de água, tomada e balcão em pedra, piso em korodur, nova cobertura e fachada, além de outras melhorias.