Círio 2020

Diretoria que organizou o Círio 2020 será dissolvida nesta sexta, dia 20

A posse da Diretoria responsável pelo Círio 2021 será no dia 04 de dezembro.

Nesta sexta, dia 20, será dissolvida a Diretoria que esteve à frente da organização do Círio 2020. A cerimônia será reservada apenas para os membros da Diretoria, com missa na Capela Bom Pastor, por conta das restrições da Covid-19.

Já no dia 04 de dezembro toma posse a nova organização do Círio para o ano de 2021. O evento será às 18h, na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. O coordenador do Círio deste ano, Albano Martins, permanece em mais um mandato. A composição das oito diretorias executivas é que pode ser alterada. A escolha da equipe que ficará a frente da organização do Círio 2021, edição número 229 da maior festa de fé do povo paraense, é feita pelo diretor-coordenador da festa em conjunto com o Presidente da Diretoria, Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves. Os novos diretores deverão trabalhar nas áreas de evangelização, procissões, decoração, administrativo-financeiro, arraial e arrecadação, eventos, marketing e engenharia e patrimônio. Os diretores que serão empossados terão o mandato de um ano e ficarão responsáveis pelas funções da diretoria da qual farão parte e desenvolverão ações que possam captar resultados positivos para a Diretoria da Festa e comunidade em geral. 

Uma vez empossada, a nova diretoria, tendo a frente seu diretor-coordenador, Albano Martins, dará início a elaboração da agenda oficial do Círio 2021 e, logo em seguida, concepção do plano de trabalho do Círio 2021.

História – A Diretoria da Festa foi criada em 1910 e hoje é formada por componentes católicos ligados às várias paróquias da Arquidiocese de Belém. Inicialmente eram cinco pessoas, depois aumentou e chegou a ter o máximo de trinta e oito diretores. Atualmente é composta por 33 diretores, sendo cinco beneméritos e vinte e oito com mandato provisório. Um regimento interno define deveres, obrigações e condições para execução das atividades da Diretoria da Festa, dentre as quais garante o trabalho voluntário (não remunerado) de todos os membros.

O Diretor Presidente sempre foi o Vigário e como membro nato, não se sujeita a tempo determinado, uma vez que sua função está vinculada a de Pároco da Paróquia de Nazaré. O atual é o Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves.

Antigamente não existia a figura do Coordenador, mas sim de um Vice-Presidente. Somente a partir de 1973 é que o cargo foi criado, substituindo o primeiro vice-presidente, que tinha o mandato anual. O mandato do Diretor Coordenador é de 24 meses. Já os diretores membros têm mandato de 12 meses, podendo ser reconduzidos a novo período, que inicia logo após a posse, em dezembro. Os Beneméritos foram instituídos a partir de 1983, com dois Diretores, até que em 1990 chega-se ao número atual de cinco Diretores Beneméritos. 

No início das festividades do Círio, em 1793, o responsável pela organização da festa foi o governador Souza Coutinho. Depois, irmandades ou confrarias eram as encarregadas de organizar a festa nazarena, em uma sucessão anual, até a criação da Diretoria. Embora, oficialmente, só participem da composição da diretoria os homens, o trabalho é, na realidade, feito por casais, cabendo às esposas vários detalhes da Festa, além do apoio aos eventos que antecedem e sucedem as procissões do calendário oficial do Círio de Nazaré.

O?Círio?2020 

O?Círio?de Nazaré é uma realização da?Arquidiocese de Belém,?Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.  

A Festa de Nazaré tem patrocínio de Alubar, Banpará, Belágua (Grupo Simões), Centrão Telecom, Hospital Porto Dias, Jeffersom, Reinafarma, Esamaz, Grand Mercure Hotel, Sicoob, Tramontina, Gráfica Miriti, Unimed Belém, Hospital Cynthya Charone e Vale. Como apoiadores master Imerys Rio Capim, Bradesco e Equatorial Energia. E mais os apoiadores Albano Martins Advogados, Escritório Antônio Pereira, Alucar, Quadra Engenharia, Transcidade (Cidade Limpa), Máxima Segurança, Doceria Amorosa, Fecomércio, Uniodonto, Engeterra Construções, Citropar,Faepa, Mape Engenharia, Fonseca Brasil Advogados, Massoud, Bembom & Reis Advocacia, Água Vida, Lotus, Midas Macedo, CN Produções, AFFA Engenharia, Preserve Sol. de Resíduos, Stada Hotéis, Agência Eko, Baglioli Dammski, Bulhões, Costa & Simões Advogados, Aqualand Park, Grupo MS Terraplenagem, Dismelo, Refrigerantes Cerpa, Círculo Engenharia e Construção, Nossa Água, Prime Residencial, DiCasa, Imperador das Máquinas, Três Corações Alimentos e Clínica Guamá Saúde. Apoiadores do Círio virtual: Banpará, Casas Bahia, Hiléia, Laboratório Amaral Costa e Vale.

Tags

Círio 2020 Círio de Nazaré

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder