Literatura
Depois de dois adiamentos por causa da pandemia do novo coronavírus, a terceira edição da Festa Literária Internacional do Xingu: Outras Margens (FLIX) já tem uma nova data para acontecer. Será de 2 a 5 de junho de 2021, em Altamira. A FLIX é uma realização da Universidade Federal do Pará- campus Altamira e Namazônia.
Inspirada na Festa Literária Internacional de Paraty, do Rio de Janeiro, a III FLIX deve ocupar diversos locais da cidade como a Casa da Memória, e as áreas I e II do Campus de Altamira, com suas respectivas estruturas.
Para a realização do evento literário e levar o visitante a uma imersão no universo da literatura, da arte e da cultura, a FLIX oferece estandes com obras da literatura de âmbito regional e internacional, lançamentos de livros, exposições de arte e artesanato, oficinas com temas variados, mesas temáticas, apresentações culturais e shows de artistas paraenses.
“Queremos continuar oferecendo essa experiência aos participantes da FLIX na sua próxima edição" comentou Maria Ivonete Coutinho, coordenadora geral e idealizadora do evento.
O homenageado na III FLIX será o bispo emérito do Xingu e escritor Dom Erwin Krautler, e o evento apresentará uma programação diversificada para atender ao público infantil, jovem e adulto.
“Em suas edições anteriores, a FLIX tem proporcionado um espaço artístico, cultural e socioambiental para a produção literária amazônica, as narrativas orais indígenas do Xingu, as expressões identitárias e para sua inter-relação com a diversidade cultural brasileira. Queremos repetir tudo isso em 2021”, ressalta Coutinho.
A III FLIX conta com o apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura/ Secretaria Nacional da Economia Criativa e Diversidade Cultural.