SUSTENTABILIDADE

Oficinas de manejo ajudam a melhorar produção de açaizais nativos no Marajó

As capacitações abordaram temas como a cadeia de valor do açaí, segurança do trabalho e técnicas de manejo adequado na produção do fruto

O Instituto Floresta Tropical (IFT) encerrou as atividades de 2020 com uma série de oficinas sobre manejo de açaizal nativo. As atividades, realizadas entres os meses de outubro a dezembro, ocorreram nas Reservas Extrativistas Mapuá, Arióca Pruanã e Terra Grande Pracuúba, localizadas na região do Marajó. Na programação, que reuniu cerca de 100 participantes, foram abordadas as boas práticas na colheita e pós colheita de açaí. 

Previstas no projeto Florestas Comunitárias, através do financiamento do Fundo Amazônia, as oficinas destacaram de maneira prática e teórica temas como a cadeia de valor do açaí, segurança do trabalho e técnicas de manejo adequado na produção do fruto. As capacitações ocorrem nas comunidades Santa Rita, Bom Jesus e Aramã, na Resex Mapuá; Deus Proverá, na Resex Arióca-Pruanã; e na Vila Estância, situada na Resex Terra Grande Pracuúba.

“A metodologia participativa utilizada promoveu interação positiva entre as moderadoras e o público, possibilitando que várias informações repassadas na teoria, pudessem ser identificadas na realidade local em cada comunidade” explicou Amanda Quaresma, consultora da oficina. Durante a capacitação, os participantes realizaram as atividades de colheita e pós-colheita com os EPI’s e materiais apresentados, de acordo com as orientações repassadas pelas consultoras. 

Combate ao Covid-19 
 Na programação do evento também foram realizadas as ações de combate à disseminação do novo coronavírus, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em todas as comunidades onde ocorreram as capacitações foram distribuídas máscaras e face shields individuais e álcool em gel para todos os participantes
 

Informações sobre a qualidade do Açaí 
Ao final das atividades, as amostras de açaí coletadas na Resex Terra Grande Pracuúba foram enviadas para laboratório especializado a fim de levantar informações sobre a qualidade físico-química e microbiológica da produção, proveniente dos territórios assistidos pelo projeto Florestas Comunitárias. Esse levantamento será usado como estratégia de agregação de valor à essa produção originada de açaizais nativos dos ecossistemas de várzea da região. 

As próximas oficinas, que abordarão temas como comercialização e certificação orgânica do açaí, serão realizadas em janeiro de 2021. 
 

Tags

AÇAI Manejo Florestal Marajó ONGS Reservas Extrativistas sustentabilidade

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder

      15 Minutes Ago

      Janete Marcel

      Quero dar esta informação a todos como uma forma de mostrar minha gratidão ao Dr. Water que me ajudou a tratar meus problemas de infertilidade que eu e meu marido estávamos sofrendo nos últimos 8 anos de nosso casamento e agora estou grávida de 6 meses, preparando-se para dar à luz nosso primeiro filho. Este médico tem o dom de curar as mãos para erradicar doenças e solucionar problemas. Ele trata qualquer problema de infertilidade com base em infertilidade primária e secundária, ovários, fibríodo único e múltiplo, bloqueio da trompa de Falópio, abortos espontâneos, infecção, contagem de espermatozóides baixos, ereção fraca, ejaculação rápida e muitos mais, incluindo HIV, Herpes, Artrite, Diabetes, genital verrugas e assim por diante. Este é o contato dele no Whatsapp: +2349050205019, ele usa raiz natural e ervas para curar doenças, e pode enviar seus remédios para qualquer país do mundo. Você também pode enviar um e-mail para drwaterhivcurecentre@gmail.com


      • in this conversation
          Media preview placeholder