ESPORTE E LAZER







Foto: Fernando Sette
A manhã deste domingo, dia 27, foi de entrega, diversão e homenagens com a inauguração das quadras públicas de tênis "Professor Nelson Forte", instaladas pela Prefeitura de Belém, na orla do Portal da Amazônia.
Participaram da cerimônia de entrega o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o presidente da Federação de Tênis do Pará, Roberto Kataoka, secretários municipais e familiares do homenageado, o professor Nelson Forte, ex-cerimonialista da prefeitura, que faleceu neste mês de dezembro, em decorrência de complicações da Covid-19..
As duas quadras têm o tamanho oficial de 18X36 metros, com pintura, grades, redes oficiais, refletores, além de um espaço que vai comportar banheiros, área administrativa, no entanto, estes ainda estão em fase de conclusão.
"Belém precisava de quadra de tênis pública, assim como outras capitais possuem. O grande diferencial da quadra pública é a possibilidade de você trazer as crianças e jovens que não teriam recursos para praticar o esporte em clubes. É a possibilidade da descoberta de talentos no esporte", destacou Zenaldo Coutinho, que lembrou o fomento do esporte na capital, com a construção de diversos equipamentos esportivos. "Construímos áreas esportivas, só dentro das escolas foram 24 quadras polivalentes de esporte. Saímos construindo quadras de esportes espalhadas por todos os distritos de nossa cidade", concluiu.
Utilização - O gerenciamento das quadras será compartilhado entre Prefeitura e Federação de Tênis, com a área sendo utilizada, principalmente, para a prática de projetos sociais, lazer e fomentação do esporte na cidade, explicou o presidente da federação, Roberto Kataoka. "Vamos cuidar muito bem deste espaço e quebrar esse paradigma que o tênis é um esporte de elite, inserindo a prática para todos", ressaltou o representante da federação.
Idealizador do projeto social "Fonte de Luz", que usa o tênis para o lazer e disciplina das crianças, o autônomo Odenilson Moura, de 38 anos, comemorou a construção do espaço, que agora vai servir de local de treinamento e lazer para as mais de 50 crianças que integram o projeto situado no bairro da Pratinha. "Essas quadras são um sonho para as crianças que não têm oportunidade. Quando comecei com o projeto, lá em 2013, rodei e não encontrei lugares para desenvolver o Fonte de Luz, até conseguirmos treinar em uma quadra de uma escola municipal, no bairro do Tapanã", lembrou.
Homenagem - Durante a cerimônia de entrega das Quadras "Nelson Forte", familiares do homenageado estiveram na inauguração. A irmã de Nelson, Sandra Forte, ressaltou a felicidade em ver o nome do familiar em um espaço que irá servir de aprendizado e diversão.