HISTÓRIA





Foto: Fernando Sette
O Palacete Bolonha, uma jóia histórica do patrimônio arquitetônico da capital, foi entregue completamente restaurado na noite desta segunda-feira, 28, pela Prefeitura de Belém. O prédio, localizado na avenida Governador José Malcher, passou por obras na parte interna e externa e será, a partir de agora, uma Casa Museu.
Participaram da inauguração do novo espaço, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, o presidente da Fundação Cultural do Município de Belém, Fabio Atanásio, a titular da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Annete Klautau, a presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IGHP), Anaíza Virgolino, e demais convidados.
A cerimônia foi marcada pela emoção desde a entrada do prédio, onde atores caracterizados de Francisco Bolonha e Alice Tem-Brink, moradores do antigo imóvel, recebiam os convidados, que conheceram cada detalhe do Palacete restaurado, desde o novo telhado, paredes, pisos, janelas e portas, além das salas climatizadas e modernizadas com sistema de som, sempre preservando o ecletismo, que reúne estilos como o neoclássico, o art noveau, barroco e o rococó.
"Não foi uma simples reforma, mas sim uma restauração detalhada, devolvendo para a cidade aquilo, que há mais de cem anos, foi uma declaração de amor, ratificando o amor por Belém", destacou Zenaldo Coutinho.
A obra durou nove meses e custou, aproximadamente R$ 5 milhões, contemplando todos os cinco pavimentos do Palacete, que funcionavam da seguinte forma quando era habitado: térreo, salão, área social, banheiros e quartos, além da fachada que mede quase 20 metros de altura.
"O Palacete foi construído na primeira década do século XX, durante o Ciclo da Borracha pelo engenheiro civil Francisco Bolonha. O local resgata as edificações europeias, aliadas à forte influência das técnicas de exposições industriais europeias do período" , explicou Tainá Arruda, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico da Fumbel.
O local será, a partir de agora, uma Casa Museu aberta para visitação, por meio de agendamento, além de sediar o Departamento de Patrimônio Histórico da Fumbel. "Aqui terá a possibilidade de funcionalidade, tanto da Fumbel, quanto das academias de ensino, para que tenhamos os alunos aqui e, também, à população em geral", concluiu o prefeito.
Serviço - O Palacete Bolonha funcionará das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, por meio de agendamento presencial, na recepção do Palacete, localizado na avenida Governador José Malcher, esquina com a travessa Doutor Moraes. A visitação será liberada para até 10 pessoas por vez.
Tags
cultura fumbel seurb
Relacionadas
-
MODERNIZAÇÃO
Prefeitura de Belém entrega ruas pavimentadas no Tenoné e reforça compromisso com a infraestrutura da cidade
-
URBANISMO
Nova gestão municipal tem como meta alcançar 100% de iluminação pública em LED
-
INFRAESTRUTURA
Governo do Pará e Prefeitura de Belém entregam primeira obra da COP30 e beneficiam mais de 520 mil pessoas
-
ANIVERSÁRIO DO GUAMÁ
Guamá: 297 anos de história e cultura do bairro mais populoso de Belém
-
BAIRRO DA PEDREIRA
Prefeitura de Belém inicia obra de drenagem para solucionar alagamentos na travessa Estrela
-
MANUTENÇÃO URBANA
Curió-Utinga ganha nova rua totalmente urbanizada