PANDEMIA
A Prefeitura de Belém, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), emitiu um alerta na última sexta-feira, 15, para as unidades de saúde do município ajudarem a identificar pacientes que possam estar infectados pela nova cepa variante do SARS-CoV-2.
O alerta determina que as unidades de atendimento de saúde realizem a notificação imediata dos casos suspeitos e confirmados em Belém de Covid-19 de pacientes que sejam oriundos dos estados do Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
“Tivemos que emitir este alerta devido a chegada de várias pessoas de Manaus. Elas deram entrada através do Sistema Único de Saúde (SUS) e estão em Belém. Então, provavelmente, essas pessoas podem estar com a nova variante do SARS-CoV-2 e que deve estar circulando na capital”, informou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Belém, Claudio Guedes Salgado.
“Nós precisamos, agora, coletar este material, entender qual é a cepa que está circulando em Belém e fazer, eventualmente, o bloqueio dela. Queremos diminuir a chance dessa nova variante circular na capital através da identificação desses casos”, explicou o diretor.
O alerta orienta que os hospitais públicos e privados do município devem encaminhar uma ficha de notificação com informações detalhadas do paciente suspeito para a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesma.
Claudio Guedes ainda orienta a população que reforce as medidas de prevenção e controle contra o coronavírus. “Precisamos que a população reforce o isolamento domiciliar e tome os cuidados de prevenção como o uso obrigatório de máscara, a lavagem das mãos com água e sabão e manter o distanciamento social adequado”, recomendou.
Tags
Coronavírus Novo coronavírus
Relacionadas
-
SOLIDARIEDADE
Belém recebe doação de oxímetros do humorista Whindersson Nunes
-
SAÚDE
Dentista faz alerta para perigos de transmissão do coronavírus através da saliva
-
VACINAÇÃO
Idosos com 83 anos recebem a primeira dose do imunizante contra a Covid-19
-
IMUNIZAÇÃO
Poucas filas e agilidade marcam o primeiro dia de vacinação dos idosos com 84 anos
-
IMUNIZAÇÃO
Prefeitura começa a vacinar idosos com 84 anos a partir da quarta-feira, 17
-
PARCERIAS
PMB e Conselhos de saúde definem distribuição de doses aos profissionais
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.