2021 de volta ao foco

Nutricionista dá dicas de como voltar à dieta depois de exageros de final de ano e férias

“É preciso entender que esses hábitos foram naquele momento, que a partir de agora é preciso retornar à rotina, aos nossos hábitos", orienta a nutricionista Rafaela Capela

É comum que as pessoas tenham exagerado na alimentação durante as festas e confraternizações de fim de ano, incluindo ao cardápio alimentos mais calóricos, típicos da época e se afastando das atividades físicas, tendo uma vida social mais ativa, ingerindo mais álcool. Mas com o início de um novo ano, é preciso se readaptar à rotina. Nesse momento muitas pessoas encontram dificuldades de voltar “ao foco”.

“É preciso entender que esses hábitos foram naquele momento, que a partir de agora é preciso retornar à rotina, aos nossos hábitos. Se é um paciente que não tinha hábitos alimentares saudáveis e nem praticava atividades físicas, está na hora de buscar uma meta, lembrando que procurar ajuda profissional é o ideal”, orienta Raphaela Capela, nutricionista do Hapvida.

Mas depois de tanta “comilança”, como se readaptar sem desanimar?
A nutricionista enfatiza que é preciso avançar aos poucos, sem metas inalcançáveis. “É preciso seguir um dia de cada vez, evoluindo de semana a semana. O primeiro passo é o equilíbrio na hora de se alimentar. Incluir na rotina: frutas, legumes, verduras, deixar o prato mais colorido e aumentar a ingestão de água. Se for um paciente que não sente muita sede, é preciso adotar estratégias, como colocar uma garrafinha na mesa para se lembrar ao olhar ou colocar alarme no celular. O importante neste primeiro momento é não radicalizar, isso facilita a perda do foco”.

Raphaela ressalta que água, sucos verdes e detox pela manhã ajudam a desinchar e a desintoxicar. Atribuir à dieta alimentos com ação anti inflamatória, como gengibre e açafrão, em formas de chás ou na própria alimentação, também ajudam, além de frutas, ao menos uma vez ao dia.

Alimentação, água, boa noite de sono e atividades físicas são aliados. A atividade física é uma das metas mais desejadas sempre que um novo ano se inicia, mas a especialista diz que é preciso sair do plano para a execução. “É preciso entender que praticar atividades físicas deve fazer parte da rotina pra sempre, não só quando deseja emagrecer ou ganhar peso. O papel da atividade física vai muito além da estética, os exercícios regulares ajudam no controle da glicose, colesterol, hábitos intestinais também são regulados com atividade física e o sistema imunológico é beneficiado”.

A especialista reitera que seguir a meta de uma vida mais saudável para melhorar a  qualidade de vida deve durar o ano inteiro, não somente durante o início de ano ou correr atrás do prejuízo no segundo semestre, para as festas de fim de ano. “Organize a rotina, se for preciso acorde mais cedo para fazer ao menos 20 minutos de exercícios físicos. Pode ser uma caminhada leve no início, faça um plano de alimentação, de preferência com ajuda de um nutricionista, cuidado com dietas malucas de internet, beba bastante água e cuide da saúde da mente também”, finaliza.

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Hapvida Nutricionista

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