ALIMENTAÇÃO

Gastronomia hospitalar auxilia na recuperação de pacientes

Técnica torna refeições mais atrativas e saborosas, incentivando uma alimentação balanceada

A alimentação balanceada, com o consumo equilibrado dos diferentes nutrientes é uma maneira de preservação da saúde, desde que se realize o aporte adequado através das refeições. Quando se fala em dietas para pacientes que estão submetidos a tratamentos terapêuticos ou internados, a alimentação pode ser uma aliada fundamental no processo. Segundo especialistas, a reformulação das preparações que já fazem parte do cardápio dos pacientes, através da utilização de técnicas que melhorem sua apresentação, o sabor e seu conteúdo nutricional, melhoram a aceitabilidade dessas refeições. 

A abordagem faz parte da disciplina Gastronomia Hospitalar do curso de Gastronomia da UNAMA -Universidade da Amazônia. A disciplina ensina os alunos a reformular cardápios hospitalares, deixando os pratos mais atrativos.  

De acordo com a professora da UNAMA Keilla Cardoso, as dietas hospitalares adequadas são fundamentais para fortalecer o sistema imunológico responsável pela manutenção dos quadros de saúde e no combate aos diversos tipos de infecções e doenças, como a covid-19.

“A nutrição hospitalar ou gastronomia hospitalar é a área da nutrição que foca na manutenção ou, principalmente, no restabelecimento da saúde de indivíduos hospitalizados, a partir da oferta de uma dieta adequada e, que pode fazer parte da terapêutica no tratamento de determinada doença, desmistificando a dieta sem sabor, sem cor, sem atrativos ofertadas no ambiente hospitalar. Ela preza pelo atendimento das necessidades nutricionais do indivíduo hospitalizado, levando em consideração suas preferências, aversões e tabus alimentares através da oferta de uma alimentação nutritiva e saborosa”, destacou a professora Keila Cardoso. 

A professora afirma que, segundo algumas pesquisas desenvolvidas dentro dessa área, houve mudanças significativas após as intervenções gastronômicas. “As mudanças foram quanto à apresentação, e estas conseguiram modificar positivamente em quase sua totalidade, ou seja, a melhora do aspecto visual da dieta acaba promovendo um aumento no desejo de consumir a refeição ofertada”, disse a professora Keilla. 

A professora destaca a importância da atuação do nutricionista nessa área. “É de extrema importância já que ele é responsável pela elaboração dos cardápios, assim como, por todo o fluxo de processo da elaboração dessas refeições, desde a aquisição dos insumos até o empratamento final. Além de, realizar os cálculos nutricionais necessários para o restabelecimento da saúde dos pacientes”, finalizou. 

Tags

Alimentação alimentação saudável Gastronomia Saúde

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder