Saúde
Em alusão ao Dia Nacional de Segurança do Paciente, celebrado nesta quinta-feira, 1º de abril, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, realizou ações, alinhadas ao Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), na última quarta-feira, 31 de março.
As metas internacionais de segurança do paciente é fruto da World Alliance for Patient Safety (Aliança Mundial para a Segurança do Paciente), criada em outubro de 2004 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de dedicar atenção ao problema da segurança do paciente.
Criado em abril de 2013 pelo Ministério da Saúde, o Plano Nacional de Segurança do Paciente apresenta 7 protocolos básicos que as instituições de saúde precisam adotar em suas rotinas profissionais. São eles: identificação do paciente, comunicação efetiva, cirurgia segura, higienização das mãos, segurança no uso de medicamentos, prevenção de quedas e lesões por pressão.
Diferentes setores do hospital participaram dos jogos itinerantes como, por exemplo, o jogo da memória, do certo ou errado, da identificação das metas de segurança, das técnicas de comunicação assertiva, dentre outros, que reforçam o cuidado quanto aos riscos. Usados como ferramentas educativas, os jogos são considerados pelo hospital como meio de contribuir para a continuidade e o aprofundamento de conhecimentos técnicos dos profissionais. As ações continuam ao longo das duas primeiras semanas do mês de abril.
Aline Gonzaga, coordenadora do Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), não tem dúvida de que a ação lúdica contribui para o avanço de melhorias. “Ao desenvolvermos esse tipo de estratégia educativa, temos a certeza de que estamos reforçando o compromisso com as metas estabelecidas para a segurança do paciente. O nosso compromisso é o de sempre oferecer a prestação de um serviço seguro e de qualidade para a população a qual atendemos”, frisou.
A farmacêutica Mayara Arouck foi um dos profissionais que participou dos jogos educativos e gostou muito da iniciativa. “Considerei bem interessante a dinâmica aplicada aos colaboradores. De forma lúdica, pudemos testar os nossos conhecimentos técnicos, foi salientada a importância da segurança do paciente, algo que é de extremo valor em nossa instituição”, afirmou.
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, unidade do Governo do Estado, gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), conquistou a certificação máxima de qualidade em apenas cinco anos de funcionamento. O hospital é detentor da certificação máxima de qualidade, ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade responsável por avaliar critérios técnicos, procedimentos e gestão de unidades de saúde.
De acordo com o diretor técnico da Pró-Saúde no Oncológico Infantil, José Miguel Alves Junior, a gestão hospitalar é algo indissociável da segurança do paciente.
“Não há como separar a gestão de um serviço de saúde da gestão da segurança no cuidado ao paciente. Nossa estrutura é voltada a melhoraria contínua da assistência aos usuários por meio de um modelo de excelência assistencial implantado pela Pró-Saúde, pautado no olhar para o cuidar seguro, esse cuidar seguro promove otimização dos recursos aplicados nas unidades com a gestão de protocolos e riscos assistenciais”, afirmou o diretor.
Ainda segundo o diretor, “a segurança do paciente envolve o trabalho de análise de indicadores e correção de potenciais erros de caminho no cuidado aos usuários e está também relacionada aos da humanização, favorecendo uma melhor experiência do paciente”, complementou.
Experiências de projetos
Guardiões dos Maninhos - Como um dos protocolos do PNSP, a higienização das mãos é um assunto recorrente na cultura hospitalar, o que levou a instituição a reforçar os cuidados nesse aspecto. Com o objetivo de redobrar a prática de higienização, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) implantou, em junho de 2020, o Time Guardiões dos Maninhos, iniciativa que empodera a equipe para os cuidados rigorosos com a limpeza das mãos e, principalmente, alavanca a prática e o fortalecimento dos cuidados desempenhados pela equipe, proporcionando um atendimento seguro, diminuindo riscos.
Heróis da Segurança – Em janeiro de 2019, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital criou o projeto para estimular a participação do usuário e seus familiares na assistência prestada por meio da realização de ações de segurança. Antes da pandemia da Covid-19, crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer frequentaram a Classe Hospitalar e tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância do primeiro protocolo de segurança do paciente: a identificação, com o uso da pulseira.

Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.