Produção Agrícola




Foto: Marco Santos / Ag. Pará
As estimativas são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE realizadas no mês de abril de 2021
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), acaba de divulgar as estimativas calculadas em abril para a produção agrícola de 2021. No Pará, manteve-se a expectativa feita em março, de uma produção de 3,3 milhões de toneladas em cereais, leguminosas e oleaginosas, um aumento de 17% em relação a 2020. A produção de mandioca também é destacada com quase 4 milhões de toneladas estimados para 2021.
O LSPA fornece estimativas sobre produtos selecionados com base em critérios de importância econômica e social para o país. Cada cultura é acompanhada desde a intenção de plantio até a colheita, fazendo prognóstico da safra.
No Pará, o levantamento de abril indica que a produção de mandioca deve chegar a quase 4 milhões de toneladas em 2021 (3.939.839 toneladas é a estimativa exata). A variação em relação a 2020 é de 1,4% a mais.
Na produção de arroz, espera-se 108,4 mil toneladas em solo paraense, o que representa um crescimento de 3,7% em relação a 2020.
Quanto ao feijão, esperam-se 8,6 mil toneladas na primeira safra (aumento de 2,7%) e 11,5 mil toneladas na segunda (1,5% a mais que em 2020).
Já o milho teve sua produção estimada em 510,6 mil toneladas na primeira safra (4,3% de aumento) e 463,4 mil toneladas na segunda (36,6%). De soja são esperadas 2,1 milhões de toneladas (17,6% a mais que no ano passado) e de sorgo 38,7 mil toneladas (25,6% a mais).
O amendoim tem expectativa de 104 mil toneladas na primeira safra e 5 toneladas na segunda (5,1% de crescimento).
Na fruticultura, o Pará deve produzir cerca de 1 milhão de toneladas de cana-de-açúcar (queda de 0,3% em relação a 2020), além de 414,9 mil toneladas de banana (2% a mais que em 2020); 226,9 mil toneladas de laranja (sofreu queda de 7,3%); 144,2 mil toneladas de cacau (caiu 0,3%); 228 toneladas de café tipo canephora (queda de 0,3%); 708 toneladas de castanha de caju (caiu 5,1%) e 5,7 mil toneladas de tomate (aumento de 0,8%).
Os dados completos do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de abril de 2021 estão disponíveis no portal do IBGE (www.ibge.gov.br) e na plataforma Sidra (https://sidra.ibge.gov.br/home/lspa/brasil). As estimativas para o Pará então acessível através do link: https://sidra.ibge.gov.br/home/lspa/para.