BRAGANÇA
Os moradores de Ajuruteua, em Bragança, conheceram na última quarta-feira (19), o projeto de urbanização da orla da praia. O projeto foi apresentado durante uma audiência pública promovida pela prefeitura do município, que reuniu comunitários e representantes da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
De acordo com o prefeito Raimundo Nonato, a obra atende as reivindicações dos moradores da praia, que foram ouvidos durante todo o planejamento do projeto. "Foram realizadas três audiências públicas, além de pesquisas, para se ter a opinião e a participação dos moradores da praia", afirmou o gestor.
A apresentação do projeto foi feita pela Secretaria de Planejamento do município (Seplan). Segundo Marcely Castanho, titular da pasta, a urbanização da orla de Ajuruteua é um projeto posterior ao muro de contenção e foi dividido em duas etapas. A primeira etapa corresponde à área que vai desde a primeira rampa até passando a Pousada Ajuruteua, onde serão contemplados 16 restaurantes, 13 quiosques, uma praça central, uma guarda do Corpo de Bombeiros, asfaltamento da via, ciclovia, paisagismo, iluminação, calçadão com guarda corpo, equipamentos públicos e escadarias com rampas.
O convênio para a liberação dos recursos e realização da obra será assinado nesta sexta-feira (21) pelo governador Helder Barbalho. Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Bragança, o projeto vai ampliar o turismo, movimentar a economia do município e gerar mais emprego e renda para a população bragantina.
“A intenção é que assim que comece a obra da primeira etapa se assine novo convênio com o Governo do estado para o início da segunda etapa”, destacou a secretária de planejamento do município.
Tags
Ajuruteua Amazonia Bragança Pontos turísticos Praias do Pará
Relacionadas
-
CRÔNICA
Há 410 anos Bragança é um norte de inspiração
-
Florestas comunitárias
Moradores da Resex Terra Grande Pracuúba participam de curso sobre manejo florestal
-
PANDEMIA
Prefeitura de Bragança cancela festas de réveillon e carnaval
-
Portal Proteja
Entidades ambientalistas lançam biblioteca digital sobre áreas protegidas no Brasil
-
CARTA AMAZÔNIA
Mulheres negras amazônidas são as mais atingidas pela violência, afirma vereadora de Abaetetuba
-
SUSTENTABILIDADE
Observatório do Clima acusa Salles de criar "escritório do crime ambiental"
-
PANDEMIA
Prefeitura de Bragança decreta novo lockdown
-
TRADIÇÃO
Devoção por São Benedito marca a história e a cultura de Bragança
-
COVID-19
Bragança é o 12º município a decretar 'lockdown' no Pará
-
Prevenção ao coronavírus
Moradores de vila pesqueira, em Bragança, improvisam barreira para evitar entrada de visitantes