“Saúde das Manas”

Projeto leva telemedicina à Ilha do Marajó, no Pará

Melgaço, na Ilha do Marajó, agora possui telemedicina. O município possui o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e com a telemedicina  as condições de acesso à saúde serão ampliadas.

O serviço é uma das ações do projeto “Saúde das Manas”, uma parceria entre o Fundo de População da ONU (UNFPA) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/PA), que tem como objetivo a garantia dos serviços de saúde reprodutiva no contexto da pandemia da Covid-19.

Com o consultório implementado, agora Melgaço se prepara para iniciar o atendimento pelo serviço em breve, que vai funcionar no NASF (Núcleo De Apoio À Saúde Da Família) - Rua Antônia Nogueira, S/N, Bairro Tabocal.  Além da ginecologia e obstetrícia, também é oferecido o atendimento nas especialidades de cardiologia, neuropediatria, neurologia, endocrinologia, alergologia, psiquiatria, pediatria, urologia, pneumologia, gastroenterologia e dermatologia.

O Saúde das Manas já levou a Telemedicina também para o município de Afuá, Salvaterra, Bagre e Breves e em breve chegará para Anajás e Santa Cruz do Arari. O COSEMS-PA também implementará o programa nos demais municípios do Marajó.

Saiba mais sobre o projeto no site saudedasmanas.org.br.


Tags

Marajó onu Saúde tecnologia UNFPA

Relacionadas