Tradição e tecnologia
A Cachaça com Jambu e Cachaça com Açaí mostram que a tradição e tecnologia andam juntas em Abaetetuba. A marca de bebidas finas, Indiazinha, é um exemplo dessa parceria. Fundada pelos engenheiros químicos Omilton Quaresma e Robert Campos, e pelo empresário Elias Quaresma, o empreendimento mantém viva a herança histórica da produção de cachaça no município.
“Em meados do século XX, até início da década de 80, nossa cidade tinha a produção de Cachaça como sua principal atividade industrial. Existem relatos que houveram mais de 70 engenhos em operação, movimentados a partir de máquinas a vapor importadas da Inglaterra. E isto é retratado no próprio brasão da cidade, onde é possível ver feixes de cana de açúcar e engrenagens que simbolizam os engenhos. Por isso, Abaetetuba recebeu o título de "Terra da Cachaça", conta o fundador Omilton Quaresma.
Após três anos de pesquisa com variedades de cana de açúcar, a marca Indiazinha foi registrada e os primeiros produtos chegaram ao mercado em 2017. Desde a concepção do projeto existe uma preocupação com a sustentabilidade e a verticalização inteira da produção, tanto que a empresa possui seus próprios canaviais para fabricação das cachaças.
Agora, a principal meta da empresa é o reconhecimento nacional. “Nossa escala produtiva vem crescendo com o aumento da demanda. Hoje, além do estado do Pará, atendemos todos os estados da região norte, bem como outros estados brasileiros. O objetivo no momento é a consolidação da marca no restante do Brasil, uma vez que, no Pará, já é bem conceituada e bastante conhecida. Além disso, já enviamos também algumas cargas à Europa, e estamos tratando atualmente contratos maiores”, revela Omilton.
A cachaça é uma bebida legitimamente brasileira, inclusive é protegida por lei, e o governo paraense reconhece a importância de incentivar esse setor. “O estado do Pará apoiar sua indústria local dá grande visibilidade para Abaetetuba e para o estado como um todo. Pois existem muitos apaixonados pela cachaça Brasil afora. Outro ponto importante é que a diversidade paraense é exposta ao mundo, uma vez que o Pará é o pai e mãe da "Cachaça com Jambu" que faz os lábios e a língua tremerem graças ao seu efeito anestésico excitante , "Cachaça com Açaí" a superfruta da Amazônia, entre outros. E isso deve ser explorado pois é mais uma bandeira fortíssima para atrair o turismo,” explica o engenheiro químico.
O estado já possui pelo menos 05 fábricas como a Indiazinha em operação. Apesar da modernização da produção com os avanços tecnológicos, a Destilaria de Cachaça da Amazônia, que produz as bebidas da marca Indiazinha, mantém viva e guardada a Sete Chaves, a Arte da Produção das Cachaças amazônicas .