Feira de Negócios

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, município localizado na região Sul do Pará e dono da maior reserva mineral do planeta, abriu oficialmente, neste sábado, 2, a V Feira de Negócios (FENECAN 2021), o maior evento do gênero no circuito sul e sudeste paraense. A coordenação usará o evento para fidelizar a clientela do comércio local e ainda ensinar os comerciantes a fecharem negócios por meio de plataformas digitais.
Até o final do ano ocorrerá uma programação intensa com eventos presenciais e on-line focados na valorização na região, capacitação empresarial e uma forte pegada tecnológica para atrair novos investidores ao município.
A FENECAN 2021 tem formato híbrido e será desafiadora, conforme avaliação do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás, Wender Damaceno Ribeiro. Em 2019, a IV edição da Feira faturou R$7 milhões em negócios, com público superior a cem mil pessoas em cinco dias de evento. O crescimento foi de 80% em relação a 2018.

“Queremos superar esses números. Será uma tarefa desafiadora com mais de 50% da feira dentro da internet, mas estamos determinados e trabalhando uma programação intensa e cheia de novidades”, avaliou o presidente Wender Damaceno, que está à frente da FENECAN, em parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás.
Negócios – A FENECAN tem por objetivo aquecer as vendas e fidelizar a clientela local. O presidente Wender Damaceno estima um crescimento de 30% nas vendas até o final do ano. Para isso, a Aciacca está mobilizando o empresariado oferecendo grandes vantagens para quem aderir às campanhas promocionais como Show de Prêmios, Liquida Canaã, Concurso Miss e Mister, Acerte o Preço, Queima de Estoques e o Natal da Sorte. “Nossa proposta está sendo muito bem aceita pelo empresariado e nossa expectativa é a melhor possível”, destacou o presidente.
A ideia com as campanhas é ajudar o comércio a aumentar os negócios que foram diretamente impactados pela pandemia. O show de prêmios vai distribuir R$ 100 mil entre os participantes. A promoção tem duas formas de participação: presencial ou on-line, e a cada R$ 50,00 em compras, o cliente recebe um cupom virtual para concorrer aos sorteios. Vale lembrar que o estabelecimento precisa estar credenciado na rede FENECAN 2021.
Renegociação – Sem crédito não tem como comprar. Por isso, a campanha de renegociação de débitos se torna de fundamental importância. Durante o período da FENENCAN, a Aciacca vai desenvolver um mutirão de renegociação de dívidas em atraso. Os compradores que estiverem com débito podem aproveitar a ocasião para ganhar descontos no passivo de dívidas e voltar a comprar. “A meta é limpar o nome de centenas de pessoas junto ao SPC e Serasa durante o período da FENECAN”, explicou o presidente da Aciacca, Wender Damaceno.
Outro bom negócio é a campanha Liquida Canaã, promovida pelo Conselho Jovem Empresário da Aciacca (Conjove). A ação irá oportunizar ganhos reais para lojistas e consumidores. “Para completar a programação ainda temos o ‘desafio da sorte’, também de forma virtual, mas que oferece vales compras no comércio local”, completa o presidente.
Até dezembro, o comércio de Canaã dos Carajás estará preparado para a chegada da última campanha promocional em parceria com a Feira de Negócios (FENECAN): o Natal da Sorte. O evento existe desde 2013 e já é esperado pelos consumidores do município e aos poucos vem se tornando tradicional.
Este ano, os cupons virtuais acumulados durante o período da FENECAN poderão ser utilizados na compra de produtos. De acordo com o presidente Wender Damaceno, antes a Associação sorteava carros e motos, mas atualmente, optou em usar os valores dos prêmios em vales compras com valores de mil a R$ 20 mil reais.
Com as campanhas promocionais, a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Canaã dos Carajás quer estabelecer novos hábitos de relacionamento com a cidade, evitando a saída de clientes para outros centros de compras. “O aquecimento do comércio gera emprego, renda e impostos que voltam em benefício dos próprios munícipes”, ressaltou o presidente.
A Feira de Negócios de Canaã dos Carajás é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fundação Cultural de Canaã e uma rede de apoiadores das áreas da saúde, social, segurança e a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril (Aciacca).
Shows – A agenda de shows abriu com os humoristas Nilton Pinto e Tom Carvalho, que se apresentaram na praça do Novo Horizonte. O show foi logo após a abertura oficial da Feira em live com a prefeita Josemira Gadelha, depois com a apresentação da FENECAN pelo Ciro Bottini, o mago das vendas no comércio on-line no Brasil.
A agenda segue com show de Xand Avião, nesta segunda-feira, 4, em comemoração ao aniversário de 27 anos de Canaã dos Carajás; a cantora Damares se apresenta no dia 30 de novembro, no bairro Ouro Preto; e no dia 8 de dezembro, data da festa da padroeira de Canaã – Nossa Senhora da Conceição, será a vez do padre Alessandro Campos se apresentar no bairro Ouro Preto.
A programação da FENECAN ainda tem outras dezenas de eventos como concurso de gastronomia, miss e mister comércio infantil, concurso miss e mister comércio adulto e a novidade desta edição: o concurso de lapidação, após o curso de qualificação Joalheiro de Bancada para produção de joias e componentes como artesanato, por exemplo.
Maiores informações: www.feirafenecan.com.br.