Saúde do bebê

Foto: Divulgação
Referência no atendimento de média e alta complexidades a recém-nascidos e gestantes para toda a região do Baixo Tocantins, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) vai promover o 3º workshop sobre prematuridade.
Com o tema “Separação Zero”, a unidade busca compartilhar informação e também sensibilizar o público para a campanha Novembro Roxo, mês de conscientização à prematuridade.
A equipe de profissionais da área assistencial, junto ao grupo de humanização da unidade, vai realizar um conjunto de ações para mães, colaboradores e profissionais de saúde — representantes e gestores dos onze municípios que compõem o Baixo Tocantins — para conscientizar sobre a prevenção da prematuridade e compartilhar boas práticas de cuidados aos recém-nascidos.
A programação iniciará com o acolhimento às mães na próxima quarta-feira (17), no dia Mundial da Prematuridade, com uma apresentação do book fotográfico feito com os bebês e comemoração de um ano do projeto Livro do Bebê.
No book, os recém-nascidos utilizaram roupas e acessórios no tom roxo confeccionados pelas próprias acompanhantes em uma oficina humanizada.
“O encontro tem o intuito promover uma troca de experiência sobre os cuidados com o prematuro entre mães que já passaram por essa realidade”, explica a diretora Assistencial Joice Vaz.
“Será uma oportunidade de as mães falarem sobre suas histórias de vida e de compartilharem momentos vivenciados no dia a dia das internações. Esse acolhimento é fundamental para ressignificar a experiência da prematuridade com apoio emocional”, acrescenta.
A programação do dia seguinte (18) será direcionada especialmente aos colaboradores que atuam no cuidado e acolhimentos aos recém-nascidos das unidades de internação do hospital.
Dinâmicas sensoriais e depoimentos de mães de prematuros que passaram pelos atendimentos desses profissionais por longo período, serão apresentados com uma homenagem.
Na sexta-feira (19), profissionais de saúde da região irão debater os fatores de risco da prematuridade, prevenção, cuidados iniciais ao recém-nascido prematuro e o transporte de outras regiões para o Materno-Infantil de Barcarena.
“Já desenvolvemos todo um trabalho para oferecer ao prematuro um atendimento capaz de reduzir a morbidade, oferecendo uma vida mais saudável junto à família", explica Mary Maia, diretora Técnica.
"Também entendemos a importância de capacitar os profissionais da região, que realizam atendimento inicial para o parto do prematuro, para atuarem com cuidados adequados e um correto deslocamento do bebê, ou da gestante, para o HMIB, assim podemos ter desfechos melhores do tratamento”, complementa.
Programação HMIB: 3º Workshop da prematuridade
Encontro com as mães
Data: Quarta-feira (17)
Local: Sala de treinamento, Hospital Materno-Infantil de Barcarena.
10h-Abertura oficial
10h30-Apresentação do livro do bebê
10h45-Vídeo das fotos e mural digital plantar
11h-Cuidados no pós-alta hospitalar
Ação com colaboradores
Data: Quinta-feira (18)
Local: Sala de treinamento, Hospital Materno-Infantil de Barcarena.
14h - Apresentação do livro do bebê
14h30- Vídeo das fotos e mural digital plantar
15h- Dinâmica perguntas e respostas
15h30-Coffee break
15h45-Dinâmica sensorial e projeto: meu desenvolvimento depende do seu silêncio
16h30-Depoimento das genitoras recém-nascidos prematuros
Noturno:
20h-Apresentação do livro do bebê
20h30-Vídeo das fotos e mural digital plantar
21h-Dinâmica perguntas e respostas
21h30-Coffee Break
Encontro com profissionais
08h-Abertura
9h-Fatores de risco para a prematuridade
10h-Coffee breack
10h15-Prematuridade cuidados iniciais (sala de parto e transporte)
11h15-Preocupações desenvolvimento motor do prematuro
12h-Almoço
13h15h-Dinâmica (Roleta e outra dinâmica grupal)
14h-Importância do aleitamento materno (recém-nascido e genitora)
15h- A importância de um ambulatório de seguimento específico para prematuros/canguru
16h-Vídeo das fotos e mural digital plantar
16h30-Encerramento e entrega de certificado
O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde desde 2018. O hospital está localizado a 114 km distante da capital Belém. A unidade realiza atendimentos de média e alta complexidade gratuitos, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS).
No último mês de agosto, o Materno Infantil se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.