Empreendedorismo feminino
Nesta sexta-feira (19) é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Para marcar a data, a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB seção Pará) realiza uma edição especial do Almoço de Negócios, exclusivamente para mulheres, a partir do meio-dia, no restaurante Sweet by Bebel Lima. O evento contará com uma palestra da psicóloga Silvia Vasconcelos com o tema “Gerenciamento Emocional no Empreendedorismo Feminino”.
A data é simbólica. Trata-se de uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres para o combate a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. “É uma data para refletirmos sobre os avanços e desafios que nós mulheres enfrentamos diariamente nos nossos negócios. Um dia para comemorar nossas conquistas e avaliar ações e comportamentos que possam reduzir essa desigualdade de gênero, uma realidade ainda difícil apesar de tudo que já foi feito até aqui”, comentou a presidente da ADVB, Norimar Muller, destacando que o evento é um marco para a entidade. “É a primeira vez que realizamos um evento exclusivo para as mulheres ao longo desses 47 anos da instituição. Estou muito feliz com mais esse passo que damos mostrando o valor da mulher como transformadora social”, diz ela.
E apesar de representarem uma parcela significativa da população, cerca de 52%, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios relacionados ao machismo. Isso porque apesar de estarem em maioria em números absolutos, quando falamos em posição de destaque nas 500 maiores empresas brasileiras este número cai para apenas 13%.
De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2018, 43% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres. A pesquisa aponta que apenas o número de empreendedoras nascentes — com até três meses de atividade — subiu. Já o de novas empreendedoras, que têm de 3 meses a 3,5 anos de operação, caiu 35%.
E se considerarmos a jornada múltipla das brasileiras, veremos que elas dedicam 18,5 horas da semana para os afazeres domésticos ou cuidado com a família, enquanto com os homens este número cai quase pela metade figurando em 10,3 horas, conforme dados divulgados pelo PNAD Contínua.
Por isso, ter um bom gerenciamento emocional é fundamental para um bom resultado empresarial. “O objetivo da palestra e levar uma reflexão sobre a importância do papel feminino no contexto social e família, e as diversas forma de enfrentar à realidade. Afinal de contas temos múltiplos papéis no dia a dia. O gerenciamento emocional para lidar com os desafios da realidade é fundamental”, ressalta a psicóloga Silvia Vasconcelos, que também é associada ADVB.
“A minha expectativa com esse evento é dos melhores, acredito que através da união, sororidade e colabs podemos ajudar umas às outras. A forma de se comunicar, ajudar demais! Às vezes, precisamos de um olhar, abraço, escuta e isso faz a diferença. Vejo este evento como um marco para ADVB, através da nossa presidente, que traz um acolhimento, competências de forma singular. Este espaço cria ações de apoio, crescimento e sororidade. Me sinto muito grata e honrada pela oportunidade”, finaliza.
Tags
ADVB-PA Empreendedorismo feminino Negócios
Relacionadas
-
Networking
ADVB realiza Almoço de Negócios sobre Gestão de Alta Performance
-
Negócios
Empreendedorismo feminino: desafios, persistência e zero glamour
-
Pequenos negócios
IEL Pará e Sebrae abrem adesões ao Programa de Certificação em Gestão para MPE’s de Ananindeua
-
Coronavírus
Em Marituba, estabelecimentos afetados durante a pandemia serão isentos de taxas municipais
-
PREMIAÇÃO
Sistema Hapvida recebe honraria da ADVB
-
Reconhecimento
Uepa é eleita 1ª do Norte no Ranking Nacional de Universidades Empreendedoras
-
Vendas
Vestuário: consumidor mostra que agora se preocupa mais com preços
-
Duelo de gigantes
Americanas reagem à chegada do Magalu e abrirão mais 25 lojas no Pará
-
Dia do fico
Armazém Paraíba se mantém no Pará com foco apenas no segmento de moda
-
Confirmadíssimo
Natura &Co anuncia a aquisição da Avon em teleconferência
O grupo Natura & Co acaba de confirmar a aquisição da Avon, noticiada há pouco pela REDEPARÁ. Em nota enviada pela assessoria de imprensa, a companhia convida veículos de comunicação para a teleconfer...