Empreendedorismo feminino

ADVB reúne empresárias para Almoço de Negócios

Em comemoração ao Dia do Empreendedorismo feminino a entidade realiza evento exclusivo para mulheres

Nesta sexta-feira (19) é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Para marcar a data, a Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB seção Pará) realiza uma edição especial do Almoço de Negócios, exclusivamente para mulheres, a partir do meio-dia, no restaurante Sweet by Bebel Lima. O evento contará com uma palestra da psicóloga Silvia Vasconcelos com o tema “Gerenciamento Emocional no Empreendedorismo Feminino”. 

A data é simbólica. Trata-se de uma iniciativa das Nações Unidas em parceria com diversas instituições globais de incentivo às mulheres para o combate a desigualdade de gênero no mercado de trabalho. “É uma data para refletirmos sobre os avanços e desafios que nós mulheres enfrentamos diariamente nos nossos negócios. Um dia para comemorar nossas conquistas e avaliar ações e comportamentos que possam reduzir essa desigualdade de gênero, uma realidade ainda difícil apesar de tudo que já foi feito até aqui”, comentou a presidente da ADVB, Norimar Muller, destacando que o evento é um marco para a entidade. “É a primeira vez que realizamos um evento exclusivo para as mulheres ao longo desses 47 anos da instituição. Estou muito feliz com mais esse passo que damos mostrando o valor da mulher como transformadora social”, diz ela. 

E apesar de representarem uma parcela significativa da população, cerca de 52%, as mulheres ainda enfrentam grandes desafios relacionados ao machismo. Isso porque apesar de estarem em maioria em números absolutos, quando falamos em posição de destaque nas 500 maiores empresas brasileiras este número cai para apenas 13%.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), de 2018, 43% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres. A pesquisa aponta que apenas o número de empreendedoras nascentes — com até três meses de atividade — subiu. Já o de novas empreendedoras, que têm de 3 meses a 3,5 anos de operação, caiu 35%.

E se considerarmos a jornada múltipla das brasileiras, veremos que elas dedicam 18,5 horas da semana para os afazeres domésticos ou cuidado com a família, enquanto com os homens este número cai quase pela metade figurando em 10,3 horas, conforme dados divulgados pelo PNAD Contínua.

Por isso, ter um bom gerenciamento emocional é fundamental para um bom resultado empresarial. “O objetivo da palestra e levar uma reflexão sobre a importância do papel feminino no contexto social e família, e as diversas forma de enfrentar à realidade. Afinal de contas temos múltiplos papéis no dia a dia. O gerenciamento emocional para lidar com os desafios da realidade é fundamental”, ressalta a psicóloga Silvia Vasconcelos, que também é associada ADVB. 

“A minha expectativa com esse evento é dos melhores, acredito que através da união, sororidade e colabs podemos ajudar umas às outras. A forma de se comunicar, ajudar demais! Às vezes, precisamos de um olhar, abraço, escuta e isso faz a diferença. Vejo este evento como um marco para ADVB, através da nossa presidente, que traz um acolhimento, competências de forma singular. Este espaço cria ações de apoio, crescimento e sororidade. Me sinto muito grata e honrada pela oportunidade”, finaliza.


Tags

ADVB-PA Empreendedorismo feminino Negócios