Mineração

Presidente do Simineral integra conselho temático de mineração, da CNI

O presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), Guido Germani, passa a ocupar um lugar no Conselho Temático de Mineração (Comin), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O anúncio foi feito em meados do mês de março deste ano, pelo Presidente da Confederação, Robson Braga Andrade.

O Conselho reúne figuras expoentes do setor mineral brasileiro. Um dos principais objetivos é identificar oportunidades para melhorar o ambiente de negócios que afeta o desenvolvimento do setor de mineração e sua cadeia produtiva. Além disso, o Comin discute e elabora propostas de políticas para promover o desenvolvimento produtivo do setor de mineração e promove o alinhamento e a articulação das entidades ligadas ao setor de mineração, visando a defesa de interesses do setor.

Para Guido Germani, esse é um importante passo para o setor mineral no Pará. “Integrar o Conselho Nacional de Mineração representa um grande passo para o Pará, estado que apresenta os maiores índices de exportação do Brasil, responsável pela geração de empregos e crescimento econômico local. Fico muito honrado em poder ocupar este lugar de promoção de desenvolvimento e articulação do setor”, afirmou.  

De acordo com os dados do último boletim econômico do setor mineral, divulgados em janeiro deste ano, o Pará foi o estado que mais exportou minérios em 2021. O bom desempenho da balança comercial apresentou um total acima de US$ 27,069 bilhões em produtos exportados. O minério de ferro bruto que teve um crescimento de 55,8% no período, chegando a exportar mais de US$ 21 bilhões, principalmente para o mercado chinês. 
 


Tags

CNI indústria Simineral