E-BOOK

O grupo de estudos e pesquisas Narrativas Contemporâneas na Amazônia (Narramazônia) lança, no próximo dia 8 de abril, o seu primeiro e-book :“Narr’Amazônia: modos de ser e estar no mundo”. O livro é resultado de quase sete anos de estudos, pesquisas e férteis diálogos entre professores, pesquisadores e alunos da graduação, mestrado e doutorado. A organização da publicação é dos coordenadores do grupo: professoras Alda Cristina Costa e Vânia Torres Costa (Faculdade de Comunicação e Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia/UFPA) e professor Paulo Nunes (Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura/UNAMA).
Clique aqui e faça download do livro de forma gratuita.
A obra é uma coletânea de 20 capítulos resultantes de pesquisas e reflexões teóricas de 24 autores das duas Universidades. Os trabalhos são de natureza interdisciplinar, unindo diversos campos de conhecimento como Comunicação, Letras, Literatura, Arte e áreas afins. O e-book tem como base a construção de uma reflexão crítica sobre as narrativas, enquanto ação humana, sua importância enquanto processo cultural e de interação comunicativa exemplificadas por meio de diversas experiências no território amazônico.
O e-book está dividido em duas partes: a primeira, resulta de estudos científicos de caráter teórico e empírico de autores integrantes do Narramazônia; a segunda, traz experiências narrativas de convidados que participaram da sessão ‘Diálogos interativos e narrativos’ em reuniões do grupo, dentre eles: João de Jesus Paes Loureiro, Paula Sampaio, Jorge Eiró, Edyr Augusto Proença, J. Bosco, Fábio Fonseca de Castro, Wille Bolle e Marília Menezes.
Ao tornar público esse conjunto de vozes, O livro busca contribuir com a observação das narrativas como produção de identidades e campo de negociação de discursos que circulam em sociedades locais, assim como em processos de midiatização. Os organizadores do livro destacam que ao criar o Narramazônia, partiram do desejo de reunir pesquisadores com o interesse em estudar narrativas e sua relação com os modos de ser, viver, fazer, enfim, agir na Amazônia. Na apresentação do livro, os professores Alda Costa, Vânia Torres e Paulo Nunes, destacam: “falamos de um mesmo lugar, geograficamente delimitado, onde está situada a maior floresta tropical do mundo, terreno propício para modos de narrar. Falamos a partir da região Norte, que sofre a cobiça nacional e internacional, seja por suas riquezas florestais, entranhadas na maior bacia hidrográfica do mundo, seja por sua rica e diversificada cultura”.
Sobre o Narramazônia – O Grupo de estudos e pesquisas Narrativas Contemporâneas na Amazônia (Narramazônia) foi implantado em outubro de 2015 e é registrado junto ao Diretório de Grupos de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Narramazônia é realizado em parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA). O grupo integra a Rede de Narrativas Midiáticas (Renami), ligada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e, atualmente, é composto por cerca de 30 integrantes, configurando-se como um espaço de reflexões, estudos e pesquisas multi e transdisciplinar sobre a formação e circulação de narrativas na sociedade amazônica.
Serviço
Lançamento do e-book Narr’Amazônia: modos de ser e estar no mundo
Data: 8 de abril de 2022
Hora: 15h30
Local: Auditório D-200 da Universidade da Amazônia (Unama), Campus Alcindo Cacela, localizada na Av. Alcindo Cacela, 287 - Umarizal, Belém
Comentários
Recomendado!
Recommending means this is a discussion worth sharing. It gets shared to your followers' Disqus feeds, and gives the creator kudos!
Alerta
Você já deu sua opnião nesse comentario
Alerta
Você deseja deletar esse comentário?
Compartilhar
Link
Este é seu link para você Copiar e Compartilhar.