Bem Cuidada
Foto: Luciana Pires/ Prefeitura de Palmas
Quem usa espaços verdes de Palmas para prática de exercícios ou passeios ao ar livre já deve ter reparado como os parques e praias da cidade estão sempre com lixeiras esvaziadas e gramados varridos. Esses e outros cuidados fazem parte da rotina de limpeza e manutenção de praias, parques, feiras populares e estações de integração do transporte coletivo da Capital.
Três equipes se organizam para atendimento de zeladoria de domingo a domingo, o que inclui ainda a limpeza de banheiros, rastelamento e varrição. O Fábio Pereira, 42 anos, trabalha há dois anos como gari, profissão cuja dia de homenagem é a próxima segunda-feira, 16 de maio. “Eu me sinto gratificado em fazer parte desse trabalho, é importante. É a minha contribuição por tudo que se faz pela limpeza da cidade”, disse, enquanto realizava rastelamento de folhas secas na manhã desta sexta-feira, 13, no Parque dos Povos Indígenas (PPI).
“Costumava ir ao Parque Cesamar, mas o Parque dos Povos Indígenas se tornou uma opção que gosto de aproveitar. Realmente noto cuidado com a limpeza, é algo que, inclusive, me incentiva a frequentar sempre”, disse o turismólogo Alan Moraes enquanto passeava em família.
Como funciona?
A frequência de limpeza varia de acordo com o equipamento. Há equipe realizando manutenção no Parque Cesamar e Praia da Graciosa, por exemplo, todos os dias da semana, pela manhã e à noite. Nas demais praias, a manutenção acontece três vezes por semana.
Já no Parque dos Povos Indígenas, a manutenção acontece em cinco dias da semana. A manutenção das estações de transporte urbano acontece de segunda-feira a sábado. Já as Feiras Cobertas e a Feira do Bosque, por exemplo, recebem limpeza completa nos dias anterior e posterior a seu funcionamento e manutenção no dia de vendas. Já o Centro de Convenções Parque do Povo e o Espaço Cultural José Gomes Sobrinho recebem manutenção quinzenal.
Além desse trabalho, existe ainda outra equipe designada para manutenção de paisagismo e reparos de equipamentos, cujas visitas também são periódicas. Toda essa organização busca garantir espaços limpos e com ambiência cuidada para espaços de grande visitação da população. Sugestões e reclamações podem ser informadas à Superintendência de Serviços Públicos (Seisp) pelo telefone (63) 3212-7426, das 13 às 19 horas de segunda a sexta-feira.