Mês da Indústria
Na tarde desta quinta-feira (26/05), pequenas e médias empresas paraenses foram certificadas pelo Programa de Certificação de Empresas (Procem), desenvolvido pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL). O Programa busca melhorar a gestão e desenvolver as empresas fornecedoras para internalizar as compras e contratações no estado. O evento faz parte das comemorações do Sistema FIEPA pelo Mês da Indústria.
O Procem, que já beneficiou mais de 100 negócios de diversos segmentos no Pará, é voltado para empresas que desejam melhorar o posicionamento no mercado e atuar como fornecedoras para grandes empreendimentos industriais instalados no Estado. Também atende empresas que se encontram em processo de transição sucessória e de expansão de pequeno para médio porte.
Durante a cerimônia no auditório Albano Franco, o vice-presidente executivo da FIEPA, Marcos Marcelino de Oliveira, falou sobre a importância do Programa para a economia do Estado. “Este é um passo importante para a geração de empregos e oportunidades em nosso Estado. A certificação é a coroação de uma etapa importante, que é o alcance da qualificação das empresas, e demonstra que essas empresas têm total capacidade de atender as demandas locais”, afirmou Oliveira.
No decorrer do processo de certificação as empresas receberam acompanhamento por meio de diagnóstico, consultorias, capacitações e auditorias. De acordo com Carlos Auad, superintendente do IEL/PA, todo o aprendizado é direcionado à melhoria do gerenciamento interno e aumento da competitividade das empresas. “É muito gratificante ver aqui, hoje, as empresas sendo certificadas depois de passarem por todo o processo de capacitação e desenvolvimento proporcionado pelo Procem. A jornada para a certificação é uma grande oportunidade de crescimento na qual as empresas aprendem a inovar, a aumentar a sua produtividade e a melhorar sua capacidade de gestão, fatores muito importantes para a competitividade e sucesso nos negócios”, concluiu Auad.
Para gerar maior aproximação entre fornecedores e compradores e estimular a internalização das compras no estado, durante o evento, as empresas certificadas tiveram a oportunidade de participar do Pitch Negócios e Parcerias e apresentar seu portfólio de produtos e capacidade de atendimento a potenciais clientes.
Sobre o Procem - O Programa se desenvolve a partir de uma trilha imersiva que inicia com a realização de um diagnóstico empresarial. Na etapa seguinte, após o mapeamento das necessidades de cada negócio, são realizadas as capacitações e consultorias nas áreas de qualidade, produtividade e inovação; gestão da saúde, segurança e meio ambiente; gestão contábil, tributária e trabalhista. Ao final do processo, as empresas que preencherem o percentual necessário dos requisitos estabelecidos pelo Programa recebem a Certificação Fornecedor Qualificado Procem, que chancela a sua capacidade de gestão.
Tags
Fiepa IEL indústria Mês da Indústria
Relacionadas
-
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
Liminar determina que FIEPA suspenda retorno presencial de trabalhadores do grupo de risco
-
Educação a Distância
Sistema FIEPA oferece cursos EAD gratuitos
-
O Peixe é
Campanha visa estimular o fortalecimento da cultura do pescado no Pará
-
Expansão
Indústria paraense cresceu 5,9% no acumulado de janeiro a outubro deste ano
-
Economia
Indústria do Pará tem saldo positivo em setembro, diz IBGE
-
Indústria
Grupo argelino anuncia investimentos no Pará
-
Pesquisa
Indústria paraense cresceu 2,6% em maio, segundo Informe técnico da Fapespa
-
Indústria
Palestra sobre regulamentação têxtil reúne empresários da confecção
-
Indústria
Biocosméticos é tema de reunião com representantes do setor no Pará
-
Design
APL de Moda do ESJL promove palestra sobre processos criativos na área da moda
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design do Espaço São José Lib...