Economia
O consumo das classes C e D cresceu no Pará em maio ante abril. Segundo os dados da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em inclusão econômica, houve nesse período um avanço nos gastos no Estado de 1,4%, seguindo a tendência média nacional, que fechou em 2%. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes de menor poder aquisitivo.
Os setores com as maiores altas no Pará foram Rede Online (25%), Transporte (23%), Lojas de Roupas (15%), Restaurante (5%), Prestadores de Serviços (4%), Supermercado (3%) e Lojas de Artigos Diversos (1%).
Já as quedas foram observadas em Companhias Aéreas (-58%), Hotéis e Motéis (-30%), Automóveis e Veículos (-29%), Diversão e Entretenimento (-19%), Serviços (-19%), Combustível (-10%), Drogaria/Farmácia (-9%) e Telecomunicação (-4%).
Média do País
No cenário nacional, que teve 2% de aumento, os dados da fintech apontam que o resultado foi impulsionado pelo comércio nas lojas de roupas. Esse setor teve um incremento de 14% em decorrência das compras em comemoração ao Dia das Mães.
Na pesquisa, exceto o Nordeste, onde o consumo recuou 2,4%, as regiões brasileiras mostraram alta. O Sudeste teve uma recuperação de 3,3%, seguido do Sul (1,5%), Norte (1,4%) e Centro-Oeste (0,1%).
Os setores que mostraram altas mais significativas no consumo foram: Lojas de Roupas (14%), Transporte (7%), Automóveis e Veículos (6%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Combustíveis (5%) e Drogarias e Farmácias (5%). Já os setores que mostraram recuo foram: Rede Online (-3%), Companhias Aéreas (-2%), Diversão e Entretenimento (-2%) e Hotéis e Motéis (-1%).
Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, afirma que a alta no consumo destas classes sociais, mesmo que pequena, mostra que a economia no varejo está se recuperando aos poucos. “O dado também foi impactado pelas compras no Dia das Mães, que geralmente traz um aquecimento ao comércio varejista. Mas percebemos que mesmo os setores que não têm correlação com o Dia das Mães mostraram alguma recuperação”, afirma a executiva, que aponta como exemplo os setores de Transportes, Automóveis e Veículos e Prestadores de Serviços.
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo o com Supermercado (36,9%). Em segundo lugar estão Restaurantes (13%), Lojas de Artigos Diversos (10,3%) e Combustível (7,7%). Outro dado da pesquisa da Superdigital mostra que 87% dos gastos totais foram feitos presencialmente, mantendo o mesmo percentual de abril.
Em relação ao ticket médio, houve aumento nos setores Lojas de Roupas (11%), Lojas de Artigos Diversos (6%), Prestadores de Serviços (6%), Serviços (4%), Automóveis e Veículos (4%) e Combustíveis (3%). Contudo, caiu o ticket médio de Companhias Aéreas (-30%), Rede Online (-4%), Supermercado (-3%) e Restaurantes (-2%).
Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link
https://superdigital.com.br/BLOG/images/Indice_Mai22_estados_estados_pdf.pdf
Sobre a Superdigital
A Superdigital (www.superdigital.com.br) é uma das fintechs do Banco Santander com atuação global. Possui mais de 1,9 milhão de clientes e processa mais de 70 milhões de transações por ano. O propósito da empresa é democratizar os serviços bancários: em apenas cinco minutos, qualquer pessoa pode abrir uma conta e gerenciar sua vida financeira sem burocracias, pelo celular.
Tags
banco Bioeconomia fintech Santander
Relacionadas
-
Crédito Rural
Sicredi disponibiliza mais de R$ 50 bilhões em crédito para produtores rurais
-
Microcrédito
Banco Juruti Sustentável em breve uma realidade
-
Mercado Bancário
Santander amplia atuação na área de investimentos e anuncia contratação de 1.200 especialistas
-
Expansão
Santander inaugura 6ª agência no Pará em 2022 e realiza atendimento a servidores municipais em Dom Eliseu
-
Inaugurações
Santander acelera ritmo de expansão no Pará e inicia 2022 inaugurando cinco novas agências
-
Valor Econômico
Valor Grandes Grupos: Sicredi entre as 200 maiores empresas do país
-
Fórum Mundial de Bioeconomia
”Só teremos bioeconomia de fato se houver a demarcação de terras”, diz Puyr Timbé, no WCBEF
-
Negócios sustentáveis
Biotec-Amazônia apresenta o genoma do açaí no Fórum Mundial de Bioeconomia
-
Oportunidade
Santander concede 15 mil bolsas para cursos de programação e ciência de dados
-
Segurança
Segup fortalece combate a assaltos a banco