Maternidade

A gravidez é um momento muito especial, mas que pode ser repleto de dúvidas, medos e inseguranças. E por entender todos esses desafios e cuidados necessários que essa fase exige das mães, a Arcos Dorados, franquia que opera o McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, mantém seu olhar voltado às funcionárias gestantes e seus dependentes e lança o Passinhos Dourados, programa próprio de puericultura focado no primeiro ano de vida dos bebês. A iniciativa nasce como uma ampliação ao Laços Dourados, programa que visa oferecer suporte às mães em todo o período gestacional e melhorar a qualidade de vida delas e do recém-nascido.
Criado em agosto de 2021, o Passinhos Dourados tem como objetivo acompanhar os bebês em seu primeiro ano de vida, garantindo sua saúde e bem-estar. A partir do nascimento do bebê, até completar 12 meses de idade, as famílias recebem contatos periódicos da equipe do programa com diversas orientações preventivas e corretivas multidisciplinares sobre amamentação, banhos, cólicas, engasgos, coto umbilical, além de dicas sobre a importância da amamentação e do cumprimento do calendário vacinal conforme orientação dos médios e do Ministério da Saúde. A equipe também serve como ponto de apoio para as mães nos momentos de dificuldade encontrados nos primeiros meses de vida do bebê, além de monitorar a adesão ao calendário de consultas de puericultura com o pediatra. Desde sua criação, mais de 200 bebês já foram acompanhados pela equipe da Arcos Dorados.
Leliane Nunes, 26 anos, é assistente administrativa na unidade McDonald’s Augusto Montenegro, em Belém do Pará, e participante de ambos os programas. Mãe de três filhos, contou com o apoio do Laços Dourados durante a segunda gestação, e recentemente na última gravidez onde se inscreveu pela primeira vez no Passinhos Dourados. Para a mamãe, viver novamente essa experiência fez toda a diferença durante e após o nascimento do filho. “Eles nos transmitem muito carinho, e a gente se sente acolhida e segura em participar dos programas. Eu sou uma mãe multitarefas, ainda mais com três filhos. E então, com o Passinhos Dourados eles nos lembram, constantemente, sobre os testes que o bebê precisa fazer, as vacinas que precisam ser tomadas, a alimentação que deve ser seguida. Não tem como esquecer ou errar. Um acompanhamento fundamental. Sou muito grata por isso.”.
A segurança e saúde dos colaboradores e clientes sempre foi uma grande prioridade dentro da Arcos Dorados e programas como esses evidenciam cada vez mais a preocupação e acolhimento da companhia. “O Passinhos Dourados é um benefício inédito e especial e ele nasceu após o grande sucesso do programa Laços Dourados, que consiste em oferecer às funcionárias e dependentes grávidas um acompanhamento da nossa equipe médica durante toda essa fase. Acredito que esse é um bom exemplo de como ter um olhar 360 sobre a realidade da mulher, principalmente no mercado de trabalho”, diz Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação da Divisão Brasil da Arcos Dorados.
Dra. Gabriela Cacicedo, Gerente de Saúde da Arcos Dorados, conta que ter esse olhar focado nas gestantes é essencial, principalmente para que elas consigam aproveitar essa fase com tranquilidade e equilíbrio. “As mulheres, em muitos casos, se dividem entre a vida pessoal, família e as responsabilidades da vida profissional, então é primordial olharmos ainda mais para elas e entender a importância de cuidar desse momento. Já com Passinhos Dourados temos o foco na criança, na evolução de seu primeiro ano de vida. É uma fase que também precisa de muito cuidado e atenção, principalmente ao calendário vacinal e de consultas, então estamos lado a lado delas, estimulando e oferecendo todo esse acolhimento”, finaliza.
Todos os funcionários e dependentes do plano de saúde da Arcos Dorados com filhos até um ano de idade podem participar do Passinhos Dourados. Ao final de sua trajetória, todas as mães participantes respondem a uma pesquisa de satisfação para que a companhia possa aperfeiçoar cada vez mais o programa e atender de maneira satisfatória suas colaboradoras e dependentes. Essas e outras iniciativas foram recentemente chanceladas pelo Great Place to Work (GPTW), que indica quais são as empresas que oferecem, no Brasil, um dos melhores ambientes de trabalho a seus funcionários. No ranking de 2021, a companhia ocupou a segunda posição na categoria “empresas de grande porte do varejo”, com mais de 10 mil funcionários.
Resultados Programa Laços Dourados
Desde a criação do Laços Dourados, em 2016, 5.745 funcionárias gestantes e dependentes participaram e foram monitoradas pelo programa. Atualmente, cerca de 470 delas estão ativas. A iniciativa é hoje uma ferramenta indispensável para que a Arcos Dorados promova mudanças significativas no dia a dia das gestantes da companhia e dependentes, oferecendo suporte no período gestacional e melhora na qualidade de vida da mãe e do recém-nascido.
Com o intuito de apoiar as futuras mães, identificar gestações de alto risco e diminuir o índice de prematuridade, o programa atua por meio de contatos periódicos dos especialistas, que estimulam a adesão ao pré-natal, fornecem orientações sobre o período gestacional e desenvolvimento do bebê e incentivam o aleitamento materno. Além disso, nos últimos dois anos de pandemia, o programa passou a trazer para as participantes orientações sobre a Covid-19.