Desenvolvimento social

Hidrovias do Brasil amplia investimento social para garantir o desenvolvimento das comunidades na Am

Iniciativas sociais desenvolvem ações voltadas para educação, geração de emprego, renda e desenvolvimento local

Com o objetivo gerar impacto social positivo em comunidades da Região Amazônica, a Hidrovias do Brasil, empresa de soluções logísticas integradas, ampliará os investimentos em iniciativas sociais cocriadas com as comunidades que vivem nas proximidades das operações da empresa, nos municípios de Barcarena e Itaituba.

Em 2021, a companhia investiu aproximadamente meio milhão de reais em iniciativas importantes voltadas para a promoção da educação e geração de renda na região amazônica. Segundo os dados divulgados no Relatório de Sustentabilidade da empresa, no último ano cerca de 4000 pessoas foram beneficiadas direta e indiretamente pelas iniciativas apoiadas pela Hidrovias do Brasil na região.

De acordo com o Daniel Ramos, Gerente de Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil, neste ano a companhia priorizará os investimentos no Sistema Norte, levando em consideração o contexto socioeconômico das regiões onde a empresa atua e o diálogo ativo junto às comunidades para entender a necessidade de cada uma.

A companhia prevê investir quase 5 milhões de reais nos próximos anos para execução de diversas iniciativas que devem beneficiar cerca de 100 mil pessoas na Região Norte. A expectativa é de que as iniciativas iniciem suas ações no segundo semestre de 2022.

“A partir de agora, temos uma nova estratégia para a atuação social da Hidrovias do Brasil, já que temos atualmente clareza em relação às geografias, pilares e a maneira como queremos cocriar nossas iniciativas sociais de impacto positivo. Além disso, é importante destacar que as nossas ações estão vinculadas ao nosso Compromisso Sustentável, com metas que estão relacionadas ao desenvolvimento humano e socioeconômico das comunidades do entorno das nossas operações”, destaca Daniel.

Priorizando o investimento social para beneficiar e desenvolver as comunidades da região, todos os projetos da Hidrovias do Brasil estão alinhados estrategicamente aos seguintes pilares:

?             Emprego e Renda: iniciativas para pessoas e empreendedores em nossa cadeia de valor ou relacionadas à vocação local;
?             Educação: iniciativas para geração de capacidades e conhecimentos nas áreas de educação, esporte e cultura;
?             Desenvolvimento Local: iniciativas de alto impacto social para melhorar a qualidade de vida de comunidades

Para garantir o apoio aos projetos e ações, que gerarão impacto social nas comunidades, a Hidrovias do Brasil também firmará parcerias com organizações não-governamentais e órgãos do Poder Público para atender as demandas específicas observadas em cada território a partir da escuta qualificada dos públicos. “Não se faz sustentabilidade sozinho, por isso acreditamos que toda iniciativa social ou ambiental da empresa também deve ser construída com todos as partes interessadas no tema”, ressaltou Daniel.
 
Sobre a Hidrovias do Brasil
 
A Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada com foco no aproveitamento do transporte hidroviário, em toda a América do Sul. No Corredor Logístico Norte (Miritituba-Barcarena, Pará), a empresa oferece uma alternativa logística para o transporte e escoamento de grãos da região Centro-Oeste do Brasil, além da operação de cabotagem para transporte de minérios. Para estas operações, foram investidos R$2,2 bilhões na região, que tem capacidade de movimentar cerca de 7 milhões de toneladas de grãos por ano. Já no Corredor Logístico Sul, a empresa opera por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná, onde movimenta cargas diversas, como commodities agrícolas, minérios, fertilizantes, celulose, entre outras. A Hidrovias do Brasil foi fundada em 2010 e em 2020 fez o seu IPO, passando a ser listada no segmento do Novo Mercado da B3 – demonstrando o seu elevado padrão de governança corporativa. Saiba mais em: www.hbsa.com.br


Tags

Amazônia Barcarena Desenvolvimento Social ESG Hidrovias do Brasil Itaituba Promoção Social