PARCERIA
Uma das mais antigas casas de cinema do Brasil, o Cine Olympia vai passar por obra completa de reforma e restauração (Foto: Divulgação)
Nesta segunda-feira, 24 de abril, dia em que o cinema Olympia completa 111 anos, a Prefeitura de Belém anunciou a obra de reforma e restauro desta que é a mais antiga sala de cinema em funcionamento do Brasil. A obra, que será iniciada ainda no primeiro semestre de 2023 e tem previsão de conclusão de um ano, está sendo garantida por meio do Instituto Pedra, que captou a liberação de recursos no valor de R$ 8 milhões, junto ao Instituto Vale.
Formalizando a medida, foi assinado nesta segunda-feira o documento que celebra a parceria entre a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e os Institutos Pedra e Vale. “A parceria com o Instituto Pedra, orçada em oito milhões, já está em análise para aprovação no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e em breve a obra de reforma, restauro e modernização do cinema Olympia será iniciada. Nós queremos reinaugurar no próximo aniversário do cinema, tendo, assim, motivos para muitas celebrações", disse o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
Captação de recursos
O Instituto Pedra, responsável pela captação de recursos para a execução da obra que vai restaurar o Cinema Olympia, é uma instituição da sociedade civil que busca desenvolver ações no campo do patrimônio cultural em todo o Brasil, considerando as dimensões simbólica, material e territorial do país. Em Belém, o Olympia foi o escolhido pelo Instituto.
Segundo o Instituto Pedra, o projeto de revitalização do cinema foi realizado na época do PAC das Cidades Históricas, ainda no governo de Dilma Rousseff, mas ficou parado por falta de recursos. “O Instituto veio até Belém buscando algum monumento que tivesse projeto pronto e conseguimos o do cinema. Nós ganhamos esse edital da Prefeitura e logo em seguida fomos atrás da Vale e ela topou fazer a reforma do Olympia conosco”, explica Beth Almeida, técnica do Instituto Pedra que ficará responsável pela obra do Cinema Olympia.
Participaram ainda do momento da assinatura do termo de cooperação (que vai garantir a reforma do cinema) diversas entidades ligadas ao cinema e audiovisual na cidade que atuam para a preservação do cine Olympia, como é o caso da Associação de Críticos de Cinema do Estado do Pará (ACCPA).
“No século 21, o Olympia tem que ser pensado nesse amor pela Amazônia. Sabendo disso, sugerimos que o cine Olympia seja transformado em um polo amazônico de cinema”, disse a representante da ACCPA, Luzia Álvares.
O valor de R$ 8 milhões também será utilizado para fazer a manutenção dos maquinários já existentes e para a compra de novos que irão modernizar a sala sem alterar o seu sentido histórico.
História
Fundado em 24 de abril de 1912, o cinema Olympia é uma das mais antigas salas de cinema do Brasil. Desde 2020, quando teve início a pandemia de covid-19, o espaço se encontra fechado para a exibição de filmes. Em 2006 o espaço passou a ser administrado pela Prefeitura de Belém, via Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).
Em 2012, a lei municipal nº 8.907 declarou o Cinema Olympia integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Belém e, exclusiva e permanentemente, um centro de exibição audiovisual.
Fonte:Agenciabelem
Foto:Mácio Ferreira/ Ag Belém
Texto:Fabricio Lopes
Relacionadas
-
ENTRETENIMENTO
Humorista Léo Lins se apresenta em Belém neste fim de semana
O humorista Léo Lins desembarca em Belém, neste domingo, dia 26 de abril, para uma apresentação única do seu novo espetáculo solo intitulado “Enterrado Vivo”. O evento será realizado no Teatro IT Cent... -
LEITURA
Ivanilda Góes apresenta “Mãos do Silêncio” em noite de lançamento literário
A escritora, jornalista e pesquisadora Ivanilda Góes lança, no próximo dia 09 de maio, sua mais nova obra intitulada “Mãos do Silêncio”. O evento reunirá convidados, leitores e apreciadores da literat... -
EducaçãoEducação Infantil de Capanema fortalece práticas pedagógicas sustentáveis em formação com professores da rede
-
EducaçãoEducação Infantil de Capanema fortalece práticas pedagógicas sustentáveis em formação com professores da rede
-
Rotas da Fé
Workshop “Rotas da Fé” movimenta empreendedores e reforça potencial do turismo religioso em Capanema
Capanema viveu uma noite de conexões, aprendizado e oportunidades com a realização do workshop “Rotas da Fé: Turismo e Negócios”, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae e a Sala... -
Rotas da Fé
Workshop “Rotas da Fé” movimenta empreendedores e reforça potencial do turismo religioso em Capanema
Capanema viveu uma noite de conexões, aprendizado e oportunidades com a realização do workshop “Rotas da Fé: Turismo e Negócios”, promovido pela Prefeitura Municipal em parceria com o Sebrae e a Sala... -
Economia e Empreendedorismo
Sebrae apresenta plano ambicioso para fortalecer pequenos negócios na Região do Caeté
O Sebrae no Pará deu mais um passo estratégico para impulsionar o empreendedorismo ao apresentar, em Capanema, o projeto “Sebrae do Futuro é Agora pelo Pará”, voltado à Região do Caeté. A iniciativa r...