NOVA SUDAM

O novo superintendente da Sudam, Paulo Rocha, tomou posse em cerimônia realizada nesta segunda-feira (5), em Belém (PA). A Sudam, autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo na região da Amazônia, buscando igualdade de oportunidades e autonomia para a população.
Em seu discurso de posse, Paulo Rocha expressou seu orgulho e preparação para o cargo, destacando o objetivo principal de reduzir as disparidades regionais no país. Ele enfatizou a importância de unir forças produtivas e políticas para alcançar esse objetivo.
"Estou orgulhoso e me sinto muito preparado. Nosso principal objetivo é diminuir as diferenças regionais que existem em nosso País e faremos isso por meio do desenvolvimento, da capacidade de unir todas as forças, tanto as produtivas, com grandes, médios ou pequenos produtores, quanto as forças políticas, para que todos remem na mesma direção e possamos atingir nosso objetivo", afirmou Paulo Rocha.
Já o ministro Waldez Góes ressaltou os desafios enfrentados pela Sudam nos últimos anos e destacou a missão do novo superintendente em reverter essa situação. Ele mencionou a queda significativa no orçamento e no quadro de colaboradores da Sudam, e expressou confiança na experiência de Paulo e dos demais diretores para revitalizar a superintendência.
“Em 2018, o orçamento da Sudam foi de R$ 238 milhões. Para este ano, o valor destinado pela gestão passada foi de R$ 21 milhões. Ou seja, houve uma queda de mais de 10 vezes em apenas cinco anos. E o quadro de colaboradores, incluindo os de carreira, caiu 37% desde 2017”, informou Waldez Góes.
Waldez Góes também enfatizou a relação próxima de Paulo com a região amazônica, sua experiência no Congresso Nacional e sua capacidade de dialogar com parlamentares, o que contribuirá para um excelente trabalho. Além de Paulo Rocha, outros diretores também tomaram posse durante a cerimônia.
A Sudam atua em nove estados da Amazônia Legal e tem como objetivo promover o desenvolvimento regional, considerando a diversidade econômica, cultural e étnica da região.
Sobre Paulo Rocha
Paulo Rocha, natural de Terra Alta, município do Pará, é sindicalista e fundador do Partido dos Trabalhadores no estado. Com uma vasta experiência política, ele já ocupou cargos de deputado federal e senador, sendo reconhecido por sua capacidade de articulação no Congresso Nacional.
Com sua posse, a expectativa é de que a Sudam fortaleça os instrumentos de desenvolvimento regional, promova a inclusão social e melhore a qualidade de vida das comunidades amazônicas, aproveitando as riquezas naturais e o potencial estratégico da região.