AMAZÔNIA EM PAUTA


Foto: Pedro Devani
No último dia 21 e 22 de março, o auditório da Suframa, em Manaus (AM), foi palco do Seminário Internacional Desenvolve Amazônia: a Política de Fronteira e a Bioeconomia na Amazônia Legal, promovido pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com o apoio da Sudam, Fieam, governo do Amazonas e Suframa.
Os diretores da Sudam, Aharon Alcolumbre (Promoção do Desenvolvimento Sustentável) e Jorgiene Oliveira (Planejamento e Articulação das Políticas), marcaram presença no evento que destacou o Programa Fronteira Integrada (PFI) e divulgou a Estratégia Nacional de Bioeconomia e Desenvolvimento Regional Sustentável (Programa BioRegio). Estes programas, sob a responsabilidade do MIDR, integram a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social na faixa de fronteira Amazônica, o evento buscou parcerias entre os estados brasileiros, países fronteiriços e instituições multilaterais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e o Banco Mundial. A ênfase foi na bioeconomia amazônica como um caminho para a sustentabilidade da região.
O Seminário Internacional Desenvolve Amazônia reuniu especialistas, autoridades e representantes de instituições nacionais e internacionais em prol do fortalecimento das políticas de desenvolvimento sustentável na Amazônia Legal, consolidando um espaço de diálogo e cooperação para o futuro da região.